Ana Tuyama



Nome: Ana Maria Tuyama Angheben
Idade: 41 anos
Marca: Ana Tuyama crafts
Local: Florianópolis SC

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Começou como hobbie e hoje estou no caminho de transformar-lo em profissão!


Descreva o seu universo craft:
E foi assim tudo começou: Sempre gostei de trabalhos manuais, desde os tempos de escola. Adorava desenhar e sonhava com uma caixinha de canetinhas SilvaPen de 12 cores! Lembro-me que juntava as moedinhas do lanche para comprar lápis e caderno de desenhos num bazar perto de casa!
Gostava muito de ir ao centro da cidade aonde nasci para passear pelos corredores da maior papelaria da cidade, quando eu entrava lá, parecia que entrava num mundo encantado!
Fiz cursinho de pintura, aprendi a fazer flores de tecido com minha Tia Maria, adorava fazer os trabalhos manuais que passavam na TV Globinho, origamis no Bambalalão, desenhar como Daniel Azulay e também gostava muito quando algum produto vinha com instruções de Faça Você Mesma, tipo bichinhos com potes de Danone e foguetes de Yakult.
Cresci e nunca deixei de comprar revistas de artesanato, sempre tentava fazer os projetos propostos, mas nunca pensei que um dia transformaria isso em trabalho mesmo.

Só mais tarde na gravidez do meu caçula, quando descobri a pintura country foi que notei que o artesanato poderia ser mais que um hobbie.
Adorava pintar e começaram a surgir encomendas. Como na época morava em Rondônia, tinha dificuldades de adquirir peças de qualidade o que tornava meu trabalho um pouco caro pois comprava minhas peças em Curitiba... acabei parando de pintar, quase na mesma época em que comprei minha máquina de costura.
De lá pra cá me encantei com tecidos, linhas, agulhas, botões... e pronto! Não parei mais e não consigo me ver fazendo outra coisa!



Como a sua marca surgiu?
A marca surgiu naturalmente... acho legal assinar em baixo, literalmente, com meu próprio nome. O que me faz ter um compromisso enorme com a qualidade de meus trabalhos. Só assino em baixo, isto é só disponibilizo para venda e peça se tudo estiver em perfeito estado.

Quais são suas fontes de inspiração?
Eu encontro inspiração em muitos lugares: internet, revistas cinema, TV,não necessariamente nesta ordem!!! no dia-a-dia, vendo vitrines, estampas de tecidos e papéis, vendo pessoas...
No momento em que sento para criar a imaginação voa!

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Ah eu passeio por muitos materiais e cores, adoro um colorido e adoro tecidos 100% algodão!

Quais suas preferências ao criar?
Perguntinha difícil! Criar é um processo espontâneo, independe de preferências.
Já para trabalhar... um lugar espaçoso, organizado, iluminado e uma boa música.


Você trabalha sozinha ou possui uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Normalmente eu trabalho sozinha, mas conto com a ajuda da minha filha Mandú para colocar as essências nos cupcakes pois tenho problemas com “perfumes e cheiros” muito fortes e além disso ela faz o correio para mim!

No início do ano peguei uma encomenda grande e contei com a ajuda de minha mãe, sobrinha e filhos! Foi bem legal a produção em família!
Não tenho uma rotina definida, gosto da liberdade para fazer o que tenho vontade, mas as vezes isso atrapalha um pouco, ou seja fica um pouco solto.
Porém tenho uma pequena rotina de responder e-mails e cuidar da loja virtual no início do dia, depois uma navegada para ver o que rola pela net e então “craftear”.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Meu projeto prioritário é conseguir equipar meu ateliê para voltar a costurar. Como acabo de me mudar de Rondônia para Santa Catarina, ainda não estou produzindo “a todo vapor”. Estou montando meu ateliê no sótão da casa e ainda preciso equipá-lo de acordo com minhas necessidades... isso vai levar algum tempo mas mesmo de forma provisória já estou reiniciando minhas atividades.

Sua sugestão para quem está iniciando:
Uma sugestão para quem está iniciando é usar boas matérias-prima, não importa o que você pense em fazer, vale a pena investir em matérias de qualidade e outra coisa é cuide sempre do acabamento. Uma peça feita com bons materiais e bem acabada faz a diferença! Pesquise, leia, teste materiais, não tenha medo de errar, errar faz parte do processo!
Outra coisa importante: seja original, seja criativa, dê o seu toque pessoal.



Uma dica(s) sua de artesanato:
Neste ano consegui comprar uma máquina para cortar feltro, mas já cortei muito feltro a mão e volta e meia alguém me perguntava como que eu cortava certinho... minha dica é use uma tesoura boa e faça o corte com o menor numero de abertura possível da tesoura, isso é faça todo trajeto do risco sem abrir e fechar a tesoura muitas vezes... entendeu? :D Vou tentar se mais clara: uma flor, por exemplo, corte cada volta de cada pétala de uma só vez, ou seja num só fechar de tesoura.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?

Ah o artesanato brasileiro é riquíssimo acho que o diferencial está no valor cultural de cada peça a regionalidade a diversidade... considerando o artesanato propriamente dito o que nem sempre se aplica ao craft/trabalho manual.



Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Pode ser uma máquina de costura? Não seria um material, mas um instrumento de trabalho!!!

Uma pequena lição de vida:
Aprendi com meu pai... ele sempre dizia “faça bem feito, tudo o que fizer, sem esperar nada em troca”.
Eu procuro sempre aplicar isso a minha vida, nos meus trabalhos e a recompensa de tudo isso vem naturalmente!



Como a internet influencia o seu trabalho?
A internet para mim é muito importante! Uso a internet para tudo, consultas, pesquisas, vendas, correio, banco, contatos... minhas vendas são praticamente todas pela internet, nunca tive o hábito de participar de feiras ou bazares pois aonde eu morava anteriormente raramente havia, por isso a internet é muito importante para o meu trabalho.
Flickr, loja virtual, blog, twitter ., facebook e muitos outros meios são importantes para divulgação

Qual o endereço do seu blog?

http://anatuyama-crafts.blogspot.com/


16 comentários:

Bagis Bueno disse...

amei!!! vc me deu uma ótima sugerstão para o blog!!!

bjs

Déia Artes disse...

Nossa!!! Encantador seu trabalho Ana!!
Parabéns!! A gente logo percebe o capricho e o carinho em cada detalhe!!!
Muito sucesso!!
Bjs...
Andréia

Gisele disse...

A Ana faz coisas maravilhosas! E por trás desse lindo trabalho tem uma pessoa incrível, simples, educada... um amor de pessoa! =)

Beijos!
Gi

Lilian Janine disse...

O trabalho da Ana é lindo!
Os cupcakes e suas tiaras sõ demais!

Margaret disse...

Adorei o seu trabalho e suas dicas para cortar o feltro....]Tudo muito bem feitinho, nota-se que é realizado com muito amor...

Beijos

Margaret

Fernanda bordando,pintando e aprendendo disse...

Adorei.... Ana vc é tudo de bom nesse mundo craft!!!!
Bjinhos.....

Drica Menezes disse...

A pouco fiz uma encomenda com a Ana e super amei tudo o q recebi! Impecável, lindo, cheiroso, fofo! Consegue ser mais lindo ainda ao vivo do q nas fotos!Super recomendo!bjks!

Marcmel disse...

Como é que agente faz pra comprar..negociar valor e frete??

Neli Alves disse...

Amei a entrevista. Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre a Ana, a quem eu sigo há muito tempo, no blog e no flickr. Bjks para as duas e parabéns. Neli Alves

AnaVergara disse...

A Ana é uma caixinha de surpresas, cheia de novidades que preenchem nosso olhos de alegria!
Sou sua fã, Ana!
E parabéns pela matéria. É bom quando a gente encontra pessoas especiais para divulgar o trabalho manual!
Beijos
DaAna
www.flickr.com/bordadosdaana

Vera Ferraz disse...

Adoro seu trabalho Ana, parabéns! Bjs

Gorete Albuquerque disse...

Primeiramente quero parabenizar Quiane por essas entrevistas tão enriquecedoras para nós, que adoramos artesanato, em segundo a Ana pelos seus trabalhos MARAVILHOSOS!!!
Beijos para as duas,
Gorete
GoArtes- Recife/PE

Dona Daulli Ateliê disse...

Olá! Parabéns pelo trabalho! Suas peças são muito lindas! Estou Estou te seguindo! Dê uma passadinha no meu blog para conhecer meu trabalho também! Um abraço e fica com Deus.

Dani Melo disse...

Olá querida, mto obrigada pela visita e comentário. Volte sempre q quizer... Adorei seus blogs...

Beijo "Cor-de-Rosa"!

Sue Paula disse...

Parabéns, Quiane e carine, e obrigada por nos dar a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho da Ana.
Ana, seu trabalho é belíssimo!
Abracinhos
Sue

♥ Carine Calé ♥ disse...

Parabéns Ana, seu trabalho é encantador!!!

Muito obrigada por fazer parte do Entrevista com Quiane, você é realmente exemplo e fonte de inspiração para nós artesãs e arteiras!!!

Beijinhosss
Carine