Coelhinho de feltro - Passo a Passo

Para a Páscoa:
.

Um modelinho de coelhinho de feltro muito fácil de fazer, para esconder os ovinhos de chocolate, vejam o Passo a Passo e o MOLDE no blog The Felt Fairy!


Beijinhosss....

Entre Pincéis - Feito a mão



Nome: Aline Carvalho
Idade: 27 anos
Marca: Entre Pincéis - Feito a mão
Local: Santo André - SP

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Como profissão.

Descreva o seu universo craft:
Hoje me dedico a trabalhar com caixas forradas com tecido e a técnica Carton Mousse, claro que se eu receber alguma encomenda faço peças em outras técnicas, deixo a critério do cliente. Além de vender minhas peças, vendo materiais para que outras artesãs que não encontram esses materiais nas suas cidades possam produzir suas artes também.

E foi assim tudo começou:
O artesanato como profissão começou no interesse das pessoas em comprar mihas peças, que antes eram feitas por hobbie. É um universo que me identifico muito, vivo e respiro artesanato, acho que não poderia ter sido diferente.

Como a sua marca surgiu?
"Entre Pincéis" surgiu com a criação do meu blog, quebrei muito a cabeça para chegar nesse nome e o ponto decisivo para a escolha foi o fato de que eu amo viver rodeada de pincéis e ferramentas do artesanato. Como o título foi bem aceito e eu passei a ser chamada de "Aline do Entre Pincéis", ficou! rsrs...


Quais são suas fontes de inspiração?
Me inspiro na beleza das coisas, nas cores e harmonia da natureza. Gosto muito de cores, de misturá-las e ver no que dá, a partir daí vou criando uma nova peça. E isso acontece com os tecidos também, apesar de não ser a ordem correta, às vezes acabo escolhendo primeiro os tecidos que quero usar e só depois pensar em alguma figura para a tampa.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Os materiais que mais me encantam são minhas ferramentas de trabalho e tecidos. Tecidos são um verdadeiro vício, são lindos, cheirosos e se a conta bancária deixasse eu compraria todos os dias. Quanto a cores, não tenho uma combinação preferida, amo todas e cada dia dependendo do meu humor estou mais para umas do que para outras.



Quais suas preferências ao criar?

Em se tratando de tecidos, faço mil e uma combinações, adoro! Porém se formos falar de pintura mesmo, gosto de coisas discretas, tudo branco em pátina ou tudo marrom imitando madeira e o charme deixar por conta de algum detalhe a mais na peça.

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

Trabalho sozinha. Crio peças para vender e faço outras por encomenda. Tem dias que fico pouco no meu atelier, e outros fico quase o tempo todo. Depende muito da época e das encomendas.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?

Tenho um grande projeto em mente, mas é coisa para o futuro, não vou entrar em mais detalhes pois quando tenho planos não gosto de falar sobre eles, apenas quando se concretizam, não que eu seja superticiosa....rsrs...

De novo mesmo, por agora, é o fato de eu estar pensando em voltar a dar aulas de artesanato.

Sua sugestão para quem está iniciando:

Vou falar o que falava para minhas alunas iniciantes: independente do que você vá fazer, faça bem feito. Se vaiproduzir uma peça, limpe bem, lixe bem e pinte bem, sem preguiça, faça sem pressa e dedicando carinho a cada uma delas. Quando pego uma peça de artesanato na mão consigo sentir se o artesão fez aquilo "apenas para vender" ou se ali tem algo a mais. E é esse algo a mais que define um artesão de sucesso.

Uma dica(s) sua de artesanato (na prática):

Sempre lixe o mdf depois da primeira demão de tinta e depois lixe quantas vezes mais forem necessárias, para que no final a peça esteja lisinha. Nas bordas use uma lixa mais grossa como a 220 e no corpo da peça uma mais fina como a 400.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Acho que em todos os lugares existem artesãos talentosos ou não, o que diferencia é a cultura mesmo, o que encontramos aqui não encontramos lá fora muitas das vezes e vice-versa. Cada um com suas diferenças.

Se você fosse um aviamento (um material de trabalho), qual seria?
Um tecido, bem colorido e cheiroso....=D

Uma pequena lição de vida:
Nunca despreze ou desvalorize seu artesanato e nem o dos outros. Aqui no Brasil existe uma cultura ruim de desvalorizar o que é feito a mão, de achar que aquilo deve custar pouco, porém depende de nós artesãos valorizarmos o que é nosso e cobrarmos sempre um valor justo no nosso trabalho. Dando um exemplo meu, tem caixas que levo um dia todo para fazer e se formos pensar nas outras profissões, quanto vale por aí um dia de trabalho? E por que o meu deveria valer menos?

Como a internet influencia o seu trabalho?

De todas as formas, é a minha porta para o mundo, é como chego na casa de inúmeras pessoas do mundo todo.

Qual o endereço do seu blog?

http://entrepinceis.blogspot.com/

Tem entrevista nova no ar!!!!

Oi Meninas,
.
Tem entrevista nova no ar, a convidada da semana é a querida e talentosa Liliane Ferret, aproveitem e aprendam com as dicas e experiências que ela compartilha com a gente!!!

Beijinhosss..

Coisinhas da Lili


Nome: Liliane Ferret
Idade: 34
Marca: Coisinhas da Lili
Local: Rio de Janeiro / Serra da Bocaina - SP

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Acho que o começo é parecido pra todas nós. Um encantamento, uma paixão. A gente acorda e dorme pensando no que poderia fazer, as vezes a cabeça está mais rápida. A mão as vezes demora a entender o que a cabeça quer. E com o tempo o resultado vai ficando mais profissional e daí é um pulo pra artesã virar uma profissional também. Hoje o meu desafio é aumentar a produção e diminuir o tempo.

Descreva o seu universo craft:
Tenho um atelier na minha pousada na Serra da Bocaina, onde tudo começou. No início tinha algumas tintas e muitos tecidos. Hoje eu vivo cercada de tecidos muitos coloridos, sempre imaginando o que poderia fazer pra tornar nossa vida e a dos pequenos mais colorida; mais divertida.


E foi assim tudo começou...
Comecei na verdade com experiências. Queria ver o que acontecia se pintasse um espelho de luz, ou se misturasse tecido, giz de cera e bordado...aí eu ganhei uma máquina de costura e outros horizontes se abriram pra mim. Comprei alguns tecidos bem baratinhos pra ver se eu sabia costurar e comecei a unir retalhos. Aprendi tudo sozinha, na tentativa e erro. Estava na minha pousada no meio da floresta, 1 hora e meia da cidade mais próxima e só tinha a internet como ferramenta. Por isso eu digo que quem quer aprender não tem desculpa. Quando a gente cisma, aprende. Basta cismar! ;-)

Como a sua marca surgiu?
Surgiu por acaso. Todos os nomes ficavam devendo alguma coisa. Porque já fiz bolsas pra mulher, porta-celular, cama pra cachorro e hoje em dia a minha especialidade é coisinhas pra bebê. Aliás, "coisinhas" é uma palavra recorrente no meu vocabulário. E a única coisa que tinha em comum nas as minhas "artes" era o meu jeito de fazer. Daí veio o Coisinhas da Lili. No começo era um nome provisório, mas hoje eu não troco por nenhum outro!

Quais são suas fontes de inspiração?
Eu adoro ficar "passeando" pelo flickr, pelos blogs de artesãs portuguesas, dinamarquesas... É uma explosão de cores e texturas inspiradoras. Tento trazer pra minhas peças a essência dessas peças e mesclando com a delicadeza dos produtos infantis.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
A minha matéria prima são os tecidos, adoro e realmente sou viciada num tecidinho novo... Minhas cores preferidas são as mais coloridas. Muito amarelo, vermelho, gosto de um roxo no meio, um verde bem forte e um azul cor do céu. Gosto de transformar minhas peças num arco-íris!

Quais suas preferências ao criar?
Gosto de criar peças que sejam bonitas e úteis. Adoro ficar imaginando a mãe trocando sua primeira fraldinha no trocador que eu estou fazendo. Sempre tento fazer minhas peças com todo cuidado e amor pra durar e ser testemunha de momentos inesquecíveis entre mãe e filho. Os tecidos tem que ser macios e resistentes. E é sempre bom lembrar que as vezes a utilidade de uma peça é simplesmente fazer a gente sorrir...


Você trabalha sozinha ou possue uma equipe?
Conte um pouco como é sua rotina de trabalho: A parte de tecido, de patch é feita somente por mim. Todo o processo, desde o atendimento por telefone ou por email até o envio pelos correios. Já a parte de crochê é uma parceria com artesãs do interior de SP. É uma mistura de peças que elas já faziam, com peças que desenvolvemos juntas. Minha rotina é checar na internet os pedidos, repassar pra as artesãs o pedido de crochê e organizar meu dia com os pedidos de patch. Manter em dia as entregas e continuar fazendo um produto bem acabado e de ótima qualidade é sempre minha meta.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Como eu já disse em outra resposta meu objetivo agora é tentar otimizar meu dia-a-dia de maneira que eu consiga produzir mais mantendo a qualidade do produto. Meu sonho é ter um lugar, um atelie, fora de casa pra produzir com mais espaço e organização.

Sua sugestão para quem está iniciando:
Escolha uma "arte" que te deixe feliz. Uma "arte" que te faça sonhar em se superar a cada dia. E aí, coloque os pés no chão e pesquise: materiais, outros artesãos, maneiras diferentes de fazer... Pesquise muito e vá encontrando aos poucos o SEU jeito. Uma maneira que vc consiga ter o resultado que espera sem ter que copiar nada feito, nada pronto. Um jeitinho que tenha sua cara e que te deixe com um sorrisão na boca no fim do dia. Determinação, disciplina e paixão.

Uma dica(s) sua de artesanato:
Uma dica muito importante é ser cuidadoso com o que vc faz. O seu produto diz muita coisa a respeito de o quanto vc leva a sério seu trabalho. Escolha a melhor materia prima. Não caia na tentação de comprar tecidos mais baratos. O patchwork é uma arte trabalhosa e por isso tem que durar. E dentro dos melhores fabricantes de tecidos existe uma infinidade de combinações com cores e estampas. Se vc trabalhar sob encomenda não se esqueça que quem manda nessa escolha é o cliente. Eu adoro cores, mas já fiz muito trabalho em tons pastéis. Faz parte. Se vc não quiser trabalhar assim, então tem que fazer as peças, manter um estoque e venda só peças prontas. Mas cuidado novamente, faça as peças já conhecendo o máximo possível seu público. As peças devem ser do gosto de quem compra e não somente de quem faz.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Acho que o "jeitinho" brasileiro tem uma conotação positiva aqui. Nós brasileiros aprendemos bem a regra mas temos mais facilidade em tentar fazer de uma maneira diferente, usar materiais diferente e vê no que dá. Com isso o resultado fica inusitado e inspirador para outros artesãos tentarem também.



Se você fosse um aviamento, qual seria?
Uma linha de quilt. Gosto de manter as camadas unidas . ;-)

Uma pequena lição de vida:
As vezes demora, mas vale a pena.

Como a internet influencia o seu trabalho?
É minha fonte inspiradora. Já tive ótimas ideias surfando.

Qual o endereço do seu blog?

Cenário de histórias para viagem - Tutorial

Oi Meninas,
.
Brinquedos educativos feitos em feltro são tudo de bom não é mesmo? Vejam que interessante este cenário para contar histórias, pode ser levado para qualquer lugar, com bolsinho para guardar os temas, as crianças vão adorar esta novidade, além de ser uma ótima opção para lembrancinha de aniversário, não acham?!!!





Quer aprender a fazer uma fofura assim?
.
Beijinhosss...

Sue Paula - Parabéns pelo exemplo!


Oi Meninas,
.
Hoje faço aqui uma paradinha para falar um pouquinho desta querida amiga blogueira e que tem um coração enorme, seu nome é Sue Paula do blog Linhas da Sue Paula, ela faz lindos trabalhos com o feltro e com as linhas também, esta semana em homenagem e solidariedade ao Japão preparou estas fofuras muito especiais. Parabéns Sue pela lembrança e generosidade com nossos amigos japoneses, que tanto nos inspiram e ensinam lindas artes manuais, você é um exemplo de artesã!



Para conhecer mais sobre a Sue Paula leiam a sua Entrevista!

Beijinhosss...

Mais uma vez!

Oi Meninas,
.
Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que não faz muito tempo mudei de casa, fez 6 meses, foi no final de Setembro/2010. Bom, a correria do fim do ano passou, tive mudança de casa, feiras de artesanato, encomendas e agora que tudo estava entrando no lugar e se acalmando recebi novidades do trabalho do meu marido... vamos mudar outra vez de casa, para Dubai mesmo, lá vou eu empacotar tudo novamente!!! Estou bem atarefada, como sempre, mas feliz : )
.
Nos intervalos das minhas "empacotações" virei aqui dar um oizinho para vocês!!!


.
Beijinhosss e tenha uma ótima semana!!!

Bombons de feltro - Passo a Passo

Bom dia Meninas,
.
Para desejar uma alegre quinta-feira pra vocês deixo aqui o link de um passo a passo de bombons de feltro, super alto astral, feitos pela Kitty!!!
.
Beijinhosss...

Entrevista exclusiva!!!

Oi Meninas,
.
Que tal uma paradinha para um cafézinho com estilo, lendo a entrevista da CasaPomar?
Você está convidada, delicie-se!!!

Beijinhosss...

CasaPomar



Nome: Morgânia Almeida
Idade: 30
Marca: CasaPomar
Local: Brasília-DF Brasil

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Como profissão

Descreva o seu universo craft:

Trabalho no sótão da minha casa, com janelas enormes de vidro onde tenho uma vista incrível da ciadade, lá vivem meus brinquedos, minhas Blythes, minha Dal e todo o resto dos meus materiais, o meu sótão é meu mundo particular, e só permitido para maiores de 15 anos, tenho muito ciúme do meu univeso encantado.

E foi assim tudo começou:
Venho de uma família de mulheres costureiras, avó paterna, materna, minha tias, minha mãe que sempre fez roupas minhas roupas e para minha irmã. Fiz minha primeira boneca aos 9 anos. Mas já brincava com a máquina da vovó desde os 7 para desespero dela, mas sempre achei fascinante como tudo aquilo se transformava, parecia mágica, tinha um tecido e logo depois estava pronta uma linda manta colorida. Eu cresci vendo linhas, máquinas, e quando as pessoas começaram a ver criações no Flickr as vendas aumenaram e não parou mais. Surgia aí a CasaPomar.


Como a sua marca surgiu?
Antes a marca se chamava Dellabobora, mas soube que já tinha uma marca no mercado, e na epóca como vivia em uma casa que tinha um pomar, então unir uma coisa a outra, Casa+Pomar= CasaPomar.

Quais são suas fontes de inspiração?
Filmes, moda, revistas e principalmente os livros japoneses. Tudo é fascinante! Já me inspirei por coisas insignificantes e outras estupendas… outras simples, outras cheias de complicações, nas histórias de pessoas, nos cafés da cidade... Isso é o que realmente me motiva a criar.

Quais suas preferências ao criar?
Tenho muitos moldes, tecidos coloridos, aviamentos, a iternet, então fica fácil com tanta coisa legal, o processo fica bem mais rápido. Gosto de inventar novas combinações de tecidos, padrões e cores diferentes. O legal é que as próprias clientes dão ideias maravilhosas. Procuro desenvolver o mais fiel possível para agradar sempre!

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Sim, todos os produtos da CasaPomar são feitos por mim, acho que não vai ficar do meu jeito e me preocupo se o fato de ter uma equipe vai fazer com que os produtos percam a qualidade. Já que 80% das vendas são feitas pela Internet, o restante fica por conta de feiras e bazares aqui na cidade. A CasaPomar não pára nunca! As encomendas são enormes por isso tenho uma rotina de trabalho que é uma loucura que sempre se estende para os finais-de-semana. Mas eu adoro o que faço... então eu não trabalho, eu me divirto.


Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Eu não costumo sonhar, tenho metas mas quero que ela faça muita gente feliz!

Sua sugestão para quem está iniciando:
Não desistir nunca.

Uma dica(s) de artesanato (na prática):
Sempre deixo de molho os tecidos, antes de costura-los.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
O colorido


Se você fosse um aviamento ou um material de trabalho, qual seria?
Um tecido fofo de maçãs.

Uma pequena lição de vida:
O produto feito à mão acaba sendo único, particular, especial, fora a energia boa que você deposita na peça.

Como a internet influencia o seu trabalho?
A CasaPomar surgiu com a internet e acredito que o produto bem feito, bacana, vende bem por si só.


Qual o endereço das suas artes na internet?

Novidades no Craft-Aholic

Oi Meninas,
.
Tenho colocado sempre algumas novidades no Craft-Aholic, muitos passo a passos para quem gosta de costurinhas e artes em tecidos, não deixem de visitar!!!


Obrigada ; )

Beijinhosss...

Orelha de coelho - Passo a Passo

Páscoa a caminho, oba!!!
Vamos preparar as orelhinhas para os nossos coelhinhos???
Muito fácil de fazer: pedacinhos de feltro, elástico e cola quente, vejam só que idéia legal:


.
Peguem o MOLDE AQUI e vejam o Passo a Passo no Factory Direct Craft, eu adorei!!!
.
Beijinhosss...
.

Primeira entrevista do ano!!!


Oi Meninas,
.
Ler é muito bom, então hoje deixo aqui o convite para uma boa leitura, a Primeira Entrevista do Ano de 2011 acaba de sair do forno, com a talentosa Adri Marchi do Baú de Letras, um exemplo de artesã!!!
.

Beijinhosss e uma ótima semana pra você ; )

Baú de Letras - Artesanato em E.v.a.



Nome: Adriana Marchi
Idade: 25 anos
Marca: Baú de Letras - Artesanato em E.v.a.
Local: Canoas-RS

"Crafter" como hobbie ou profissão?

Primeiro iniciou como hobbie, depois virou profissão e hoje os dois caminha juntos, uma complementação...


Descreva o seu universo craft:
E foi assim tudo começou: Uma amiga me mostrou uma revista com os moldes de um calendário de e.v.a., gostei da idéia e resolvi me aventurar neste material que surgia. Foi paixão a primeira vista. Depois de confeccionar muitas peças pra minha sala de aula comecei a fazer para as colegas sob encomenda. Quando troquei de emprego levei as qualidades do meu trabalho com e.v.a. junto, e todo mundo se apaixonou....lá ganhei credibilidade, a partir daí resolvi criar um blog para expor meus trabalhos. Foi o maior sucesso.





Como a sua marca surgiu?


Surgiu do nada, literalmente. Resolvi criar um blog e na hora de escolher o domínio veio a palavra BAÚ..."aí pensei: mas Baú de que? Tem que ter algo dentro...BAÚ DE LETRAS...taí, gostei....muitas letras, palavras e criações dentro dele."

Quais são suas fontes de inspiração?


Me inspiro em vários blogs, gosto muito dos trabalhos da Carla Campos, Pat Pacheco e da Krika

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:


Os cortadores me encantam muito, são práticos e facilitam a vida de artesã. Quanto as cores como não resistir aos e.v.a's estampadinhos!

Quais suas preferências ao criar?


Gosto muito de trabalhar 3D mas prefiro mesmo as peças planas, aquelas que posso colocar mil e um acessórios e incrementar bastante.




Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:


Trabalho sozinha. Durante a semana tenho outro emprego, sou professora de Educação Infantil à tarde e a noite faço faculdade de Pedagogia na Pucrs, estou no último semestre e a correria está muito grande com as funções de TCC. Então deixo pra fazer as artes sempre nos finais de semana, às vezes não resisto e acabo escapando pro meu Kraft room (quarto de artesanato) durante a semana.


Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?


Sonho em montar um atelier profissional e depois, quem sabe, uma loja com produtos de artesanato, cursos.




Sua sugestão para quem está iniciando:


Pratiquem muito, pois só a pratica é que nos trará o aperfeiçoamento, mas nunca a perfeição de tudo.

Uma dica(s) sua de artesanato (na prática): Troque a cola de silicone (quente) pela instantânea, além da praticidade o trabalho fica mais limpo, com um aspecto de excelente acabamento, pois não mancha.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo? O nosso artesanato tem um toque especial, não sei bem o que é, mas é uma mistura de carinho e dedicação ao criarmos nossas peças. É algo único.





Se você fosse um material de trabalho, qual seria?


Os cortadores é claro...práticos e eficientes.

Uma pequena lição de vida:


Acredite no seu potencial, insista e invista nos seus projetos, por mais simples ou complexos que sejam eles são seus.






Como a internet influencia o seu trabalho?


A internet abriu fronteiras, oportunidades e me trouxe muito trabalho. Gosto do mundo virtual pela rapidez das informações e pela quantidade de gente que "conhecemos".


Qual o endereço do seu blog?


Resultado do Sorteio Tecidinhos de Dubai


Tcha na na nam!!!!
.
Vamos direto ao assunto meninas, quem foi premiada no Sorteio Tecidinhos de Dubai via sistema Random.org, entre os 1132 números participantes, foi a leitora do blog de número 416:
.

416. Fernanda - Encanto e Artes

Parabéns Fernanda!!!

Por gentileza envie para mim via email (giuliana.originalhandmade@gmail.com) o seu endereço para eu enviar os tecidinhos e os botões cobertos... e boas costurinhasss!!!!

Muito obrigada a todas pela participação e aguardem o próximo sorteio ; )

Beijinhosss...


É hoje o dia!!!


Oi Meninas,
.
É hoje o dia do sorteio "Tecidinhos de Dubai", quem acompanha o blog sabe que pedi ajuda para vocês conferirem a listagem agora só resta torcer, dedinhos cruzados que hoje mesmo irei realizar o sorteio e divulgar aqui o resultado, estou tão ansiosa para descobrir quem será a sorteada!!!!
.
Agradeço de coração a participação de vocês neste sorteio, o carinho e a paciência. Demorou pois foram muitos comentários e ao todo 1132 números participando, fiz as inscrições manualmente para ler cada comentário e conhecer um pouquinho de cada uma de vocês, estou bastante feliz por vocês prestigiarem o Feltro-Aholic e o Craft-Aholic : )
.
OBRIGADA!!!!
.

Volto já já!!!!!

Beijinhossss...


ATENÇÃO: MUITO IMPORTANTE!!!

Oi Meninasssss....

.

Por favor, se você está participando do sorteio "Tecidinhos de Dubai" confira com bastante paciência e atenção o seu nome e número na "LISTAGEM DO SORTEIO", darei dois dias para vocês conferirem (hoje e amanhã), se preciso deixem um comentário aqui neste post para que eu faça as devidas modificações. Somente após esta conferência é que o sorteio será realizado, continuem na torcinda ; )



Beijinhosss...

add