Fórum - Como lavar o feltro?

Oi Meninas,


Já recebi muitos emails e comentários aqui no blog sobre este assunto, por isto resolvi abrir este fórum para falarmos sobre: "Como lavar o feltro?".

Sei que existe um "pré-conceito" de muitas pessoas quando vêem um trabalho feito em feltro, e logo dizem: "Mas que pena, tão lindo e nem pode lavar porque estraga"


Bom, verdade seja dita, quem já usou um chaveiro de feltro sabe que existe realmente um desgaste com o tempo, mas também acontece em chaveiros de tecido, de plástico, de metal e etc... Chaveiros normalmente são peças feitas para usar, e com o tempo é preciso ser substituido, independente do material.


Já as peças decorativas feitas em feltro são possíveis serem limpadas delicadamente com uma esponjinha umidecida em água e detergente neutro, eu já fiz este teste e deu certo!


Agora, quem já colocou uma peça de feltro na máquina de lavar sabe que enche de bolinhas, eu também já testei algumas vezes e o único feltro que resiste e se preserva é o "Wool felt" (e de uma boa densidade), ele é um feltro feito 100% de lã, normalmente é importado, a Austrália, Alemanha e Holanda são os maiores produtores deste material, eu também já usei e digo que são de excelente qualidade, mas confesso que o preço é alto e nem sempre é fácil encontrar este material.




Dividi com vocês um pouco da minha experiência e ponto de vista, agora deixo aqui aberto este forum para vocês leitoras que tem críticas, dúvidas, sugestões e queiram comentar.


Peço gentilmente para vocês amigas arteiras compartilharem aqui suas experiências de "Como lavar o feltro", pois juntas aprendemos e trocamos muitas boas idéias ; )

Obrigada!!!

Beijinhosss....



22 comentários:

Meri Aleixo disse...

Que ideia ótima moça
adorei a dica, eu uso muito feltro e já confeccionei bonequinhas também com este matrial.

Abraço

Luciana disse...

Carine muito legal estas dicas de limpeza do feltro obrigada por dividir,
beijos e uma ótima páscoa com muito amor, união e alegria em família

Vanessa Biali disse...

Oi, Carine!
Que boa ideia criar esse fórum!
Gostei do seu ponto de vista quanto ao desgaste de peças de uso intenso como no caso dos chaveiros. Realmente, outros materiais também se desgastam com manuseio frequente.
No momento, não tenho nada a acrescentar ao que você já escreveu, mas vou acompanhar o fórum para aprender mais.
Tenho uma dúvida relacionada: tenho visto muitos brinquedos para bebês confeccionados em feltro. Será que é adequado nesta fase em que as crianças levam tudo à boca?
Beijos,
Vanessa

Eloisa disse...

Oi Carine!
Adorei vc ter aberto esta discussao. Eu confesso que tenho uma certa preocupacao em lavar o feltro. Acho que sim depende da qualidade e eu prefiro usar o feltro somente para enfeites, chaveiros, para coisas que nao se lava com frequencia, sabe?
Bom, se alguem tiver uma dica legal, seria otimo saber!
bjs e obrigada!!!!

Supernovas disse...

bueno, yo he lavado varios broches y... en la lavadora!!! y no le han pasado nada. Y camisetas con aplicaciones de fieltro y no he tenido problemas.
Supongo que dependerá de la calidad del fieltro, pero los que yo uso parecen que lavan bien.

Unknown disse...

oi Carine , concordo com você , o artesanato em tecido também vai perdendo o encanto, com o passar do tempo e das lavagens e o feltro é tão lindo e com toda essa variedade de cores e estampas, não dá pra ficar indiferente, eu gosto muito de trabalhar com feltro.

bjim

Unknown disse...

Olá
Seguindo teu lindo blog!
bjos
Laurinha

Marly Salgado disse...

Olá Carine,eu fiz aplicações de feltro em muitas camisetas e fraldas e as peças lavadas a máquina com o tempo criam bolinhas como nas roupas de lã e algumas clientes disseram que passaram o "papa bolinhas" e que ficaram lindinhas novamente,não fiz o teste ainda.Bjss

Luciana F. Damiano disse...

Perfeito esse tópico Carine!!
Algumas clientes me levantaram essa questão. Na época eu entrei em contato com a Feltros Santa Fé, fabricante aqui no Brasil, e eles me responderam que para ter mais durabilidade, o feltro pode ser lavado a seco, mas eu não fiz o teste para saber...na dúvida, se alguém me pede aplique eu sempre aviso que pode criara bolinhas na lavagem....
bjs

Leila Sassaki disse...

Ola Carine!!! Recentemente carreguei de blush na bochechinha da um bichinho e tive que lavar pra sair o excesso... usei detergente de coco e passei os dedos suavemente pela peça... ficou otimo e sem bolinhas, mas não torci depois, apenas tirei o excesso da agua e coloquei pra secar... O protetor de berco do meu filho tem algumas aplicacoes em feltro e elas criaram bolinhas antes mesmo de serem lavados, mas acredito que se passar o papa bolinhas fica tudo lindo de novo! beijos!
leila / fofurasdefeltro

Jud disse...

Oi Carine,
Passei pra desejar uma Feliz Páscoa pra voce e sua linda familia!
Beijos,
jud-artes.

Unknown disse...

Oi Cá,

Muito legal esse forum, só tenho acesso aqui ao feltro Santa Fé e usei para fazer aplicação numa camiseta de Carnaval, mas na primeira lavada, à máquina, ficou cheio de bolinhas, o que já era de se esperar.
Outr odetalhe curioso que tenho notado é que as peças vem com diferentes larguras...já comprei feltro grosso e encorpado e outros fininhos demais, todos Santa Fé, alguém explica?
Abç!

♥ Carine Calé ♥ disse...

Oi Meninas, obrigada pela participação, quantas dicas legais: Papa bolinha, feltros de qualidade, lavagem a seco, e etc...

Eu também concordo com a Mariane que tem espessuras diferentes de feltro, já comprei e percebi isto, acho que só a fábrica poderia nos explicar o que acontece no processo de produção, mas que não é legal comprar produtos com defeito isto não é!

Sobre o tema que a Vanessa Biali levantou vou fazer outro fórum, pois assim podemos compartilhar este assunto com mais meninas, ok?!

Obrigada à todas vocês!!!

Beijinhosss
Carine

Erva-doce Artesanato disse...

Na verdade, infelizmente o feltro nem precisa ser lavado para ficar com aspecto de desgastado né??
Principalmente peças que mexemos muito como chaveiros e bonequinhos...gostaria muito de saber onde encontrar esse outro feltro. Se alguém souber me avise por favor.

Patrícia A. Moraes disse...

Olá amigas blogueiras!Sabe que o feltro é complicadinho assim mesmo,mas no meu pinguimsinho eu passei prestobarba de leve e saiu muitas bolinhas dando a ele um ar renovado,que tal?tentem,quem sabe vcs gostam...

Patricia Cinat Artesanato disse...

Oi Amigas blogueiras
Eu tenho uns porta copos em feltro que fiz a mão e com aplicação a mão tbm, eles já tem uns 2 anos. Já lavei várias vezes pq sempre estão sujos. Lavo sempre a mão e com detergente que a gente usa p lavar louça, tipo limpol. Todas as vezes lavei a mão, coloquei no amaciante de roupas, tirei o excesso de água sem torcer ou ficar espremendo, depois coloquei na máquina só p centrifugar e deixei secando deitadinho. Não coloquei no varal nem usei prendedores de roupa para não marcar o feltro.
É importante não ficar repuxando p não esgarçar a fibra.
Realmente é mais legal trabalhar com tecidos, mas qdo as clientes pedem....
bjs a todos e todas, adorei compartilhar a minha opinião.

Ju disse...

Olá, Carine
Encontrei seu blog na Net e gostei muito. Estou iniciando trabalhos com feltro e no momento quero utilizar aplicações de feltro numa manta para bebê (100% algodão) em patchwork.
Tenho algumas dúvidas, e acredito que vc possa me ajudar!
A aplicação de feltro em algodão pode ser feita sem problemas? Quando lavar não vai manchar o algodão?
Agradeço se puder me responder.
Abç
Ju
www.decoupagebyju.com
gertze@ig.com.br

Iara Jacomeli Pinheiro disse...

Oi Carine, adorei tua idéia.
Vou aproveitar as dicas e também compartilhar a minha.
Quando vejo que uma peça decorativa feita em feltro está suja passo primeiro uma escova bem macia, estas de roupa, depois se ainda não limpou de todo passo um paninho úmido com detergente de louça neutro e fica joinha.
Grande abraço para todas colegas. Iara

Deynhah!!! disse...

Ola meninas bom saber de tudo isso aqui ADOREI! quero fazer um lençolzinho pro meu sobrinho q vai nascer mas me preocupei com isso de lavar ,, e tenso.. tenho q orientar minha cunhada em tudo pra não estraga a peça....

Força das Águas disse...

Eu limpo as minhas peças usando amaciante no lugar do detergente,fica bem limpinho, macio e cheiroso.

Unknown disse...

Oi amei essa dica tenho alguns materiais em feltro e não sabia como limpar nem ajudar minhas clientes veio na hora certa quanto as bolinhas é só passar um barbeador novo que tira tudo. Bjs.

Unknown disse...

Oi amei essa dica tenho alguns materiais em feltro e não sabia como limpar nem ajudar minhas clientes veio na hora certa quanto as bolinhas é só passar um barbeador novo que tira tudo. Bjs.