Arte Brentan

Nome: Meire Ap. Brentan de P. Silva
Idade: 45 anos
Marca: arte brentan
Local: São Paulo


"Crafter" como hobbie ou profissão?
Não chega ser profissão, pois não vivo dela, mas o objetivo é poder ganhar com o que faço.

Descreva o seu universo craft: Me divido entre pintura em gesso, madeira e produtos de banho e já estou querendo voltar a fazer velas, dou mais atenção, é claro, para o que for pedido no momento.

E foi assim tudo começou:Meu marido sempre trabalhou com imagens em gesso então na minha primeira licença maternidade resolvi fazer um curso de pintura em gesso. E dai fiz vários outros cursos, como o de velas, resina, formas de silicone, ponto cruz e ponto russo e sabonetes. Já não tinha lugar pra guardar minhas coisas, comecei ficar frustrada, fazia tanta e guardava, resolvi mostrar, mas não sabia como, não sou boa vendedora, então comecei a pintar algumas imagens barrocas e meu marido começou a vende-las juntos com as suas peças . Deu certo, comecei ter alguns pedidos.

Como a sua marca surgiu?

É coisa recente, mesmo trabalhando com meu marido, tinha a necessidade de fazer coisas minhas, apesar de pintar algumas imagens e ele vender , queria mais, pois aquela ainda não era a minha própria marca, nas horas vagas comecei a mexer na internet e resolvi montar um blog, do blog montei uma lojinha virtual, e pra tudo isto teria que dar um nome , foi aí que surgiu a arte brentan.

Quais são suas fontes de inspiração?
Sou meio viciada em programas de artesanatos, feiras e cursos. Isto me deixa cheia de idéias e vontade de produzir.


Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:Gosto muito de pintar peças como imagens religiosas e anjos com estilo barroco, acho demais aquele movimento que é próprio destas peças, aí entro com tintas a óleo, pva, purpurinas e folhas de ouro, gosto muito de trabalhar com betume, o tom de envelhecido que ele da é envolvente, com as caixas de mdf, me deslumbro com a decoupage, arte francesa , pátina e provençal, com as velas é outra magia, da pra criar várias formas, e os sabonetes tem todos aqueles aromas, cores e charme. Gosto muito do preto e branco, cores pastéis, lilás, verde água, tons de” criança”eu diria.

Quais suas preferências ao criar?
Gosto muito da parte decorativa, quando pinto imagens religiosas eu já as vejo numa mesinha de canto com uma iluminação pra dar um efeito, não pinto pensando na parte religiosa, com as velas é a mesma coisa já imagino o charme e mistério que elas transmitem, os sabonetes faço pra transmitir prazer pra quem usa-los.

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Quando pinto as peças religiosas, faço na fabrica do meu marido, como sou meio perfeccionista, talvez, gosto de fazer tudo do começo ao fim, pra dizer que foi eu quem fez, mas quando são muitas peças conto com a ajuda de um funcionário, mesmo porque tem sempre prazo pra cumprir. Quanto as outras coisas dou conta de fazer só. Espero um dia precisar de uma equipe rss.



Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Estou começando a divulgar minha loja virtual, pintou alguns pedidos, espero um dia precisar de uma equipe pra produzir e atender, prefiro trabalhar assim como loja virtual, do que loja aberta, a divulgação é a chave.

Sua sugestão para quem está iniciando:Estamos vivendo numa época muito boa pra criatividade, temos muito material a nossa disposição, novidades diárias, é só focar no seu objetivo e tentar se adequar a este mercado competitivo e gigante, procurar sempre novidades.

Uma dica(s) sua de artesanato:
Trabalhar com material de qualidade, é óbvio, mas as vezes queremos economizar e a coisa não da certo, como é o caso da produção de sabonetes, compro de um loja que considero caro, já tentei substituir alguns materiais, mas o resultado não me agradou, vale a pena utilizar essências boas e glicerina de qualidade, da pra ver a diferença no cheiro. Assim é com tintas.Utilizo muito o PVA, em caso de um pedido grande uso latas de ¼, a melhor é a sulvinil, outras não dão a cobertura que eu quero e sai ao passar betume, em caso de uma peça só, utilizo as de vidros pequenas próprias para artesanato, que são ainda melhores.



Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?

Acho que estamos muito bem, tirando por algumas visitas que fiz a feira Arte Mundi, não ficamos devendo em nada, temos ótimos artistas, hoje já produzimos nossos próprios materiais por vezes superiores, com ótimos resultados, tem ainda muitas técnicas pra se importar, mas nós sempre adequamos ao nosso jeito e ainda damos uma melhorada. Somos criativos e com material de sobra pra criar, sabemos transformar tudo em arte.

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?

O Botão, além de unir, hoje tem cada um lindo que da vontade de comprar só pra guardar como uma coleção.

Uma pequena lição de vida:Se todas as pessoas soubessem como o artesanato faz bem, distrai, faz sonhar, nos deixa mais sensíveis e acalma a alma , quando vejo alguém nervoso ou deprimido tenho vontade de “ abrir” a cabeça delas para mostrar o amarelo do sol, o colorido do arco-íris. O artesanato é tão simples e é nesta simplicidade que mora a essência do ser humano.




Como a internet influencia o seu trabalho?
Pela internet estou “conhecendo” muita gente e sei que meus trabalhos estão sendo visto é como sair do anonimato, me inspira a fazer mais e mais coisas.


Qual o endereço do seu blog?

2 comentários:

artebrentan disse...

Vim agradecer, ganhei o dia, fiquei muito feliz com a divulgação da entrevista. Fiquei até mais inspirada.E é claro também já divulguei lá no meu blog.

Bjsssss
Meire

Leila Sassaki disse...

Que trabalho primoroso!!! Amei os sabonetes!!! Parabens e muito sucesso!!!
Beijos!
Leila