Amoreira Acessórios Artesanais

Nome: Ana Júlia Moreira Crocomo
Idade: 25 anos
Marca: Amoreira Acessórios Artesanais
Local: Florianópolis - SC

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Ainda no início, mas como profissão. Poder fazer aquilo que mais amo e tirar meu sustento disso sempre foi um grande sonho.

Descreva o seu universo craft:
Vivo numa mistura de linhas, tecidos, agulhas, colas, pincéis, peças de bijuteria, botões, feltro... Sou um pouco desorganizada e, quando crio, pego de tudo um pouco, sem colocar no lugar. Quando paro para observar, há uma grande mistura de todos esses itens que citei. Mas funciona assim, eu me acho em meio a essa bagunça. Além de costurar, tenho montado bijuterias e tenho adorado unir peças de metal aos tecidos e botões.

O universo craft é encantador para mim, posso ficar horas e horas em lojas de materiais ou navegando pela internet a procura de coisas diferentes.


E foi assim tudo começou:
Difícil dizer quando começou pois acredito que a atividade manual e o artesanato estiveram sempre em mim. Desde criança gostei de pintar, freqüentei a escolinhas de artes em minha cidade durante anos e meus pais e meus avós sempre me estimularam muito neste sentido. Tive muitas fases e eles embarcavam comigo em todas elas, inclusive quando desisti da faculdade de Design para cursar Artes Plásticas. Hoje sou formada e estou tentando alçar vôos fazendo o que mais amo, através da Amoreira.

Como a sua marca surgiu?
O nome veio do meu nome e sobrenome, A de Ana e Moreira que é meu sobrenome por parte de mãe, vindo do meu avô querido. Foi minha mãe quem sugeriu. Acho as amorinhas frutinhas muita graciosas, delicadas e silvestres, que tem uma linda flor. Passei minha infância colhendo amorinhas no quintal, então achei um nome simples e perfeito para a marca.

Já a vontade de criar uma marca veio do grande incentivo dos meus pais em profissionalizar aquilo que decidi fazer e que tanto amo. Meu noivo também te me dado muita força nesta caminhada.


Quais são suas fontes de inspiração?
Tudo me inspira, minha cabeça está sempre a mil pensando em tantas coisas. Nem sempre consigo colocar em prática tudo aquilo que penso. Mas a internet tem sido uma grande fonte de inspiração e de aprendizado para mim.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Os materiais que mais me encantam são os tecidos, sem dúvida. Sou louca por eles e tenho que me controlar para trazer apenas o necessário para casa (nem sempre consigo). Gosto de todas as cores, mas minha combinação preferida é verde com rosa, acho lindo.

Quais suas preferências ao criar?

Gosto de ter bastante espaço para poder espalhar tudo que preciso e sou desorganizada. Às vezes ligo a TV, mas em geral prefiro o silêncio. Adoro ter alguém por perto que me dê opiniões e sugestões, mas isso pouco acontece enquanto estou criando. Meu noivo sempre opina de forma muito carinhosa e atenciosa, mas quando chega do trabalho, à noite. Muitas e muitas vezes, no ímpeto de terminar, esqueço dos moldes, de anotar medidas e, se dá certo, depois é difícil fazer novamente. Sou ansiosa em terminar e encantada com o poder que temos de transformar, criar, fazer surgir algo novo.


Você trabalha soz
inha ou possui uma equip
e? Conte
um pouco co
mo é
sua rotina de trabalho:
Infelizmente, trabalho sozinha. Gostaria muito de ter uma sócia, não uma funcionária. Gostaria muito de ter com quem dividir, alguém que tivesse os mesmo objetivos que eu e que me fizesse companhia. Acredito que
duas cabeças sempre pensam melhor que uma.

Tenho dificuldade em estabelecer uma rotina de trabalho e esta indisciplina dificulta um pouca as coisas. Meu objetivo tem sido me organizar, ganhei uma agenda e tenho procurado estabelecer tarefas que devo cumprir durante o dia, para otimizar meu tempo.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?

Este que citei acima é um deles, organizar meu tempo. Além disso, divulgar a loja, estabelecer parcerias, criar novos produtos e me profissionalizar (através de leitura e cursos).

Sua sugestão para quem está iniciando:

Faça aquilo que ama e não copie os demais. Inpire-se e crie algo seu.

Uma dica(s) sua de artesanato (na prática):

Tenho um blog onde divulgo dicas e passo-a-passos sempre que posso. Posto com pouca freqüência, mas já tem bastante coisa bacana. www.amoreiraacessorios.blogspot.com

Inclusive, aproveito para agradecer os comentários tão carinhosos que recebo, é muito incentivador! É ótimo dividir.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do
mundo?
No pouco tempo em que morei em Portugal percebi que lá na Europa
o artesanato é mais valorizado, financeiramente falando. Mas o artesana
to brasileiro é muito rico, variado, criativo. Sou suspeita para falar, pois sou apaixonada pelo tema, mas admiro demais a diversidade do nosso artesanato. Gosto, inclusive, de ressaltar que tenho imenso orgulho de me dizer artesã, uma palavra que às vezes é vista com certo preconceito.

Se você fosse um aviamento (um material de trabalho), qual seri
a?
Seria um tecido japonês, de bichinhos, daqueles bem fofos e delicados.

Uma pequena lição de vida:
Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você. Se não quero que copiem meu trabalho, não vou copiar o trabalho do outro. Se quero ser bem atendida, vou atender bem ao meu cliente e assim por diante. Pode parecer clichê, mas acredito que assim a vida flui muito melhor.

Como a internet influencia o seu trabalho?

É como divulgo meu trabalho e estabeleço contato com clientes e parcerias. Além disso, é grande fonte deinformação e inspiração.

Qual o endereço do seu blog?

Meu blog é www.amoreiraacessorios.blogspot.com

8 comentários:

Aline disse...

Adorei a entrevista! Foi muito bom conhecer seu trabalho Ana..
Beijos

Elaine Rodrigues disse...

Amei a entrevista com a Ana!
Ela é um fofa, e está sempre divindo conosco o que sabe.
E suas peças são lindas.
Ela é meio parecida comigo no quesito organização.rsrsrsr
bjos
Elaine

Sue Paula disse...

Parabéns pela entrevista, meninas!
Abracinhos
Sue

Lililooks disse...

Oi passeando pra matar a saudade adorei a entrevista me indentifiquei muito com a Ana adorei o nome muito original e criativo, agora vamos lá ser organizada no meio de tanta parafernalha gostosa é meio complicado né aninha??rsd! mil bjos e muito êxito aí no Brasil. bjos ótima páscoa.

Circe disse...

Fiquei feliz em ver a Ana Julia sendo entrevistada.
Adoro ela de paixão.
Atenciosa, querida ao responder os recadinhos que deixo.
Sou fã e já aprendi bastante com ela,seus Paps são bem explicadinho como gosto.
Quero deixar um grande abraço para ela e dizer-lhe que em breve ela terá todos os sonhops realizados.

Jac Mon disse...

Olá, achei ótima a entrevista,já conhecia o blog da Ana e adorei conhecê-la um pouco melhor.
Concordo quando diz que existe um grande preconceito com relação a palavra "artesã",a maioria das pessoas ainda pensa de forma crítica sobre o assunto. Acredito que oportunidades como esta, devam ser cada vez mais divulgadas para que o nosso trabalho possa receber o real valor que merece.
Parabéns a todas!
Beijão
Jac
www.flormosuras.blogspot.com

Leila Patchwork disse...

Parabéns Ana, a cada dia dando um passo a frente. E mais uma vez a internet auxiliando a divulgar o seu trabalho e o amor pelo seu artesanato. Só pra reforçar o que vc já sabe, estaremos sempre aqui incentivando e admirando cada trabalho seu, um bjão da titia Leila.

Dani disse...

nossa muito legal essa entrevista parabéns meninas
bjinhossssssss!!!!!!