Vanessa Biali

Querida Vanessa, conte para nós como foi a produção do projeto "Alice no País das Maravilhas":

"Desde o primeiro contato com a Carine, sobre este concurso, fiquei muito entusiasmada. Senti aquela ansiedade gostosa de que um desafio muito interessante estava por vir.
Assim que recebi os moldes, amei a proposta do tema, o estilo dos moldes dos personagens e as sugestões de montagem que a DMK traz.
As primeiras decisões que tomei em relação à proposta do concurso foram: (1) fazer um projeto que fosse essencialmente ligado à brincadeira, ao mundo do imaginário infantil; (2) reduzir o tamanho do molde original para poder aumentar as possibilidades de criação em torno dos personagens, criando algum cenário que abrigasse todos os personagens; (3) fazer poucas alterações de cores (porque realmente me agradaram muito as cores propostas pela DMK), e (4) imprimir o meu estilo em cada detalhe.
.

Pesquisei bastante sobre a história na internet e entre amigos, tentando apreender cada sensação que essa história tão antiga, cheia de simbolismos e fantasia, provoca nas pessoas. Para além de me cercar da história em si, me interessei muito em saber como hoje as pessoas recebem, se sentem tocadas por "Alice no País das Maravilhas". À uma querida amiga, muito generosa e criativa, pedi: "me fale tudo o que vier à sua cabeça sobre a Alice, não censure nada!"... Quase em uma sessão de análise (risos...), minha amiga transbordou em mil palavras, povoando a minha cabeça com um mundo de muita cor e cintilância, que só os sonhos têm. Ela conseguiu me passar imagens que me remetiam muito à infância, no sentido de imaginação criativa, e, também, me remetiam muito à doçura e à inocência das crianças mais novas.
Nesse exato momento, decidi que o meu projeto teria um quê de feições mais infantis, "mais bebê" por assim dizer.
.
A cada dia de trabalho, os bonecos íam tomando forma e me animando muito com essa mágica de transformar feltro, linha e agulha em bonequinhos que seriam brinquedos.
Como os moldes ficaram muito pequenos, algumas partes foram bem desafiadoras: o Gato cheio de detalhes e listras minúsculas, o micro relógio do Coelho, o óculos também do Coelho, o cabelo do Chapeleiro Maluco... Desafios que íam me recompensando ao notar que sonhos se transformavam em realidade. .

Imaginei um painel que contivesse alguns elementos da história e pudesse oferecer uma ponte entre as imagens criadas por Lewis Carroll e o puro brincar (no sentido de experimentar, divertir-se livremente sem regras muito definidas). Se entendermos o "brincar livre" como exercício de imaginação, Alice e seus simbolismos servem muito bem como proposta de desenvolvimento infantil."

Espero que vocês tenham gostado de saber sobre os "bastidores" do meu projeto.
Agradeço imensamente a todas manifestações de carinho que estou recebendo em relação a este projeto! Muito obrigada!
Beijos,
Vanessa

Saiba mais em: Vanessa Biali

A votação do Concurso Feltro-Aholic e Dear my kids continua, a enquete encontra-se logo acima das postagens e estará aberta até o dia 19/Out/2010. O sorteio do molde também continua até a mesma data, Clique Aqui para participar!!!

13 comentários:

♥ Carine Calé ♥ disse...

A Vanessa é muito querida, inteligente, dedicada à suas artes, neste concurso ela estudou tão bem os detalhes do clássico "Alice no País das Maravilhas", que com as suas mãos de fada conseguiu expressar em seu projeto todo o carinho e dedicação em cada pontinho no feltro, com seus bordados delicados até a Alice ganhou um avental todo trabalhado, e o coelho tem correntinha feita em crochê no detalhe do relógio, ele também tem óculos bordados, e as curvinhas do tronco do gatinho (que lindo!), todos os personagens com olhinhos de missanguinhas, uma perfeição!!!

Eu gostei muito do projeto da Vanessa, do cenário cheio de detalhes e que ficou um encanto, de todos os personagens, estou super feliz por poder ter contado com a sua presença neste concurso e por ela ter desenvolvido tão bem este desafio, para mim é uma verdadeira obra de arte, um brinquedo educativo lúdico e muito divertido!!!

Obrigada Vanessa, desejo a você muito sucesso!!!

Beijinhosss
Carine

Vanessa Biali disse...

Obrigada, Carine!
Agradeço pelo especial convite, pelo seu carinho em cada e-mail, pela sua dedicação ao organizar esse concurso e por essas palavras tão doces de agora!
Agradeço, também, a todas artesãs que aceitaram esse convite e participaram junto comigo desse desafio!
Beijos,
Vanessa

Jackie Sotero disse...

Parabéns Van,

sou fã dessa moça. Adoro o trabalho dela, lindo demais e não podia deixar de prestigiar esse.
bjokas

Izabel Biali disse...

Olá Vanessa,

Parabéns pela beleza, capricho e perfeição deste projeto.
È uma obra de Arte.
Tudo lindo, detalhes minúsculos,perfeitos.
Me apaixonei pela Alice e o Coelho.
Tenho certeza que tudo saiu tão bem e lindo, porque foi feito com muito carinho e dedicação, pelas mãozinhas delicadas.
Sei que tu não vais parar aí, pois és uma artista já perfeita.
Muito sucesso!!
Mil beijos,
Mama

Luciana F. Damiano disse...

Adoro os trabalhos da Vanessa.
Tudo é sempre muito delicado e tem seu toque pessoal.
Fiquei feliz de trabalhar com ela!
Parabéns Vá, seu texto está tão lindo quanto seu projeto!!

beijos

Lilian Janine disse...

Realmente o trabalho da Vanessa está maravilhoso!!!
Um encanto!!!

Arte Com Quiane disse...

adorei os óculos bordadinho...parabéns Vanessa!
bjus
Quiane

Vanessa Biali disse...

Obrigada, meninas!
Adoro receber o carinho de vocês!
Beijos,
Vanessa

Unknown disse...

Querida, se não estivesse participando votaria em vc...rs

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Parabens!
Seu projeto ficou lindo, me encantei com detalhes de cada personagens! Maravilhoso!

Beijos

Mi

Michele e Regina disse...

Aquele avental bordado tah um charme, adorei tudinho. Parabéns!

Pizinha Artesanatos disse...

Van que linda entrevista sobre os bastidores, tudo bem explicado com riqueza nos detalhes.
Adoro teus trabalhos e o carinho que coloca nas peças, não me canso de ver a Alice com seu lindo avental bordado e com rendas.
Bjs,

Joyce

Vanessa Biali disse...

Obrigada, meninas!!! Foi uma delícia fazer e saber que vocês gostaram. ;-)
Beijos,
Vanessa