BoniFrati bonecos & cia.


Nome: Karin Wuestefeld
Idade: 36
Marca: BoniFrati bonecos & cia.
Local: Itu

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Profissão

Descreva o seu universo craft:
Vou usar um poema lindo da Juliana Maringoni para descrever o universo craft da BoniFrati. (Para quem não sabe a Juliana é, além de muitas coisas, a alma literária dos Bonifratis).

No ateliê
As cores têm mais vidaAs linhas mais texturaO algodão é mais macio
E os paninhos são cortados com carinhoLá cabe mais que mesa, cadeiras, armários
Tem lugar para o espaço sideral,
o universo
E tudo que podemos imaginarImagina quanta coisa
Imagina!
E será possível tentarCriar
DesmancharFazer de novo
Mais uma vezE outra
Até existir
Nascer
Aprender
E foi assim que tudo começou...
Eu trabalhava com cenografia, que é uma área apaixonante, mas completamente inconstante. Percebi que para sobreviver teria que ter um "ganha-pão" mais constante. Pensei que o modelo
ideal seria uma padaria, algo que todo dia, faça chuva ou faça sol, alguém ia querer um pouquinho. Não sabia fazer pãezinhos e adorava criar bonecos... e foi assim que tudo começou.

Como a sua marca surgiu?
Procurei um sinônimo para Boneco. E foi no bom e velho Aurélio que achei a palavra BONIFRATE - O correto é com E - mas como os meus bonecos eram diferentes achei uma boa mudar um pouco a palavra... e assim surgiu BONIFRATI ! Depois de algum tempo, encontrei a origem da palavra BoniFrate, que vem latim: boni = bons frate = irmãs. Séculos atrás, em Portugal, havia freis que apresentavam, nos pátios, pequenas peças de teatro com bonecos para espalhar mensagens bonitas e entreter o povo. Adorei! Sem querer a origem da palavra casava com a razão de ser dos Bonifratis: despertar boas emoções por meio das palavras.


Quais são suas fontes de inspiração?
Tudo! Sem brincadeira. O rolo de papel higiênico, a cortina da minha tia, tatus-bola, histórias em quadrinho, tudo me inspira. Basta cruzar o meu caminho.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
As cores que mais encantam depende da fase... mas no mundo Bonifrati tem lugar pra todas.

Quais suas preferências ao criar?Usamos muito feltro, lã, corda e tecidos de algodão. Mas é importante manter a cabeça aberta e pesquisar sempre. A gente nunca sabe onde vai encontrar um material bacana.

Você trabalha sozinha ou possui uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Trabalhamos em EQUIPE ! Uma equipe cheia de entusiasmo, talento, inspiração e competência... uma equipe simplesmente fantástica. São eles que me dão força pra continuar, pois hoje minha rotina de trabalho é muito administrativa e burocrática. Sei que faz parte do processo, mas muitas vezes gostaria de ficar só criando no meio dos tecidos. E como isto nem sempre é possível, as vezes vou ficando desanimada e são eles que me dão ânimo pra continuar.


Ao caminhar (daqui pra frente), quais são seus projetos e ideais?

Meu plano agora é me afastar cada vez mais da parte administrativa e financeira da empresa e me dedicar mais exclusivamente à parte lúdica e criativa. Em resumo: me
u plano é ficar só com a parte boa !

Sua sugestão para quem está iniciando:
Divirta-se ! Se estiver divertido, então você está no caminho certo !!!

Uma dica(s) sua de artesanato:
A minha maior dica é: EXPERIMENTE ! Pode não parecer uma dica prática, mas faz toda a diferença no meu trabalho ! A internet está repleta de receitas e dicas para todos os tipos crafts. E isso é ótimo ! Mas, se você não se arriscar, não mudar algumas receitas ou misturar outras sem se preocupar se VAI DAR CERTO, você acaba engessando a sua imaginação.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Acho que nosso diferencial é a diversidade. No Brasil temos uma infinidade de tipos de artesanato: alguns mais regionais, outros mais tradicionais, uns mais autorais, completamente originais... aqui tudo pode. Sinto que aqui somos mais livres.

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Uma linha 10. Um aviamento firme - forte - versátil e ao mesmo tempo sonhador que vive nas alturas empinando pipas.

Uma pequena lição de vida:

FAÇA DIFERENTE! Ouse experimentar, misturar materiais improváveis. Arrisque. É verdade que as vezes o resultado vai pro lixo, mas pode ter certeza que nunca foi um desperdício. Assim, a gente descobre coisas novas, cria intimidade com os processos, os materiais, e principalmente, liberta a imaginação. E isto não vale apenas para o universo craft. Encontrar meios criativos para conseguir concretizar o que deseja ou contornar um obstáculo é um desafio gostoso para a vida.

Como a internet influencia o seu trabalho?
Digamos que não posso me imaginar sem ela.


Qual o endereço do seu blog?

7 comentários:

Julia Sáddi disse...

Coisa mais fofa!!! e os bonecos pintando com giz de cera!? Aff!!! Vontade de apertar!!! (rs!)
1 Abraço Carinhoso, Julia Sáddi

Sue Paula disse...

Bom dia, Meninas!
Parabéns por mais esta entrevista.
Abracinhos floridos
Sue

Maria disse...

Adorei a entrevista. Já conheço a bonifrati e sigo faz algum tempo. Adoro os bonecos e as frases em datas comemorativas. Parabéns a equipe toda. Bjus.

"Luna" disse...

♥ Olá, olá ♥

Passando para ver as novidades e para te convidar a dares uma olhadela lá no meu bloguito...tenho 28 peças a 5€...

Vou aguardar a tua visitinha, sim?

Já sou tua seguidora, se quiseres ser minha também será um prazer...

Voltarei em breve..

♥ Beijinhos ♥

*..*gi arteirinha*..* disse...

Amei essa entrevista. Além dos trabalhos serem lindos, aprendi muita coisa boa...as vezes temos medo de arriscar experimentando coisas novas... mas olha que resultado encantador esse da bonafrati. Parabéns meninas pela escolha da entrevistada. Sucesso sempre!

*..*beijinhos*..*

Carol Zabisky - Atelier Mãos de Maria disse...

Genteeeee... eu simplesmente aaamo esse blog, as criações, as composições das fotos... é tudo lindo, perfeito, colorido...
uma delícia conhecer a história e um pouco mais do atelier/estúdio BONIFRATI... adorei!

Quiane disse...

O colorido dos seus bonecos sao lindos!!!
Obrigada pela entrevista!!
bjus
Quiane