Arte & Mimos

Nome: Priscila Cunha
Idade: 31
Marca: Arte & Mimos
Local: São José dos Campos - SP



"Crafter" como hobbie ou profissão?

Profissão! Ainda bem... Comecei como hobbie mas deu tão certo, eu me encontrei tanto dentro do artesanato que hoje trabalho muuuuiiiito pra continuar dizendo com muito orgulho que sou artesã por profissão!

Descreva o seu universo craft:

Vivo na maior correria! Hoje em dia trabalho muito mais do que quando trabalhava como Analista de Sistemas num escritório. É de segunda a segunda, de manhã a noite. Mas sou muito mais feliz! Meu forte mesmo é criar as peças e ensinar através das minhas aulas presenciais, na TV em revistas ou apostilas. Descobri que o que gosto mesmo é isso... Passar meu conhecimento adiante! Mostrar um pouquinho da magia do artesanato pra outras pessoas! Vivo no meio dos meus feltros, de linhas, agulhas, aviamentos diversos e as inúmeras peças que ganhei de amigas do Brasil todo que conheci pela internet... São bonecas de pano, almofadas, bichinhos, etc!


E foi assim tudo começou...

Como já disse começou como hobbie. Minha profissão como Analista de Sistemas chegou num ponto muito estressante... Precisava encontrar algo pra relaxar... Sempre fui fascinada por artesanato, mas não me achava capaz de fazer nada, mas resolvi tentar... Comecei com a decoupage, fiz uma aulinha, aprendi o básico e fiz muitas peças, a maioria pra presentear mesmo... Mas não foi nada demais! Na decoupage não cheguei a me aprofundar e fazer algo que chamasse a atenção de verdade.... Isso foi no final de 2004. No natal de 2006, eu já casada queria enfeitar a casa toda para o Natal... Comprei uma árvore enorme! Haja enfeites pra colocar nela! Foi então que resolvi me aventurar e eu mesma tentar fazer alguma coisa... Fui nas bancas a procura de alguma revista que pudesse me ensinar algo... Me encantei com alguns enfeites de feltro e achei que conseguiria fazer... Foi paixão no primeiro ponto!!!! Deu tão certo que não parei mais... Fiz mais e mais peças, procurei na internet por mais coisas e descobri nela um mundo que não conhecia todo voltado ao artesanato! Aí é que deslanchei... Com mil idéias na cabeça comecei a participar de grupos de discussão e troca de idéias, criei meu flickr e aos poucos as encomendas e outras oportunidades começaram a surgir... Quando fui demitida do meu emprego como Analista de Sistemas por conta da crise, não tive dúvida... Soube que essa era a minha chance de colocar em prática tudo aquilo que sonhei com o artesanato.Ainda tenho muito pela frente, mas chego lá!

Como a sua marca surgiu?

Quase sem querer... Antes de criar o flickr já queria um nome... Mas pra esse tipo de coisa não sou muito criativa! Recorri ao meu marido Leandro Reis que é escritor e muito bom pra isso e disse que precisava de um nome...Aí ele me pediu uma palavra que descrevesse aquilo que eu fazia... Eu disse: Mimos Ele respondeu: Arte & Mimos... Eu gostei e acabou ficando!




Quais são suas fontes de inspiração?

Internet é sem dúvida a principal delas! São tantas coisas lindas que podemos ver pela net! Tem tanta gente talentosa por aí! Mas também vejo muitas revistas não só de artesanato como de decoração... Presto atenção também na decoração das lojas... Mesmo as coisas que muitas vezes não tem nada a ver com aquilo que eu faço me trazem inspiração... Ando com um caderninho pra todo lado. Quando pinta uma idéia, não tenho dúvida, paro mesmo pra anotar.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:

Sem dúvida adoro o feltro (meu principal material de trabalho). Eu o acho muito fácil de trabalhar, muito versátil! E sou apaixonada por tecidos estampados e botões... Quando vejo tecidos ou botões diferentes fico doidinha pra comprar! Ultimamente também tenho me encantado muito com fitas e sianinhas... Tem cada vez mais novidades nessa área! Uma mais linda que a outra!Sobre as cores, adoro as mais vivas! Gosto de coisas coloridas! Tenho dificuldade pra usar o cinza ou outras cores escuras por exemplo! Mas as outras cores me encantam por igual!



Quais suas preferências ao criar?

Gosto de estar num lugar claro e ouvindo música. Na maioria das vezes ouço rádio mesmo, mas algumas vezes coloco músicas infantis (da minha infância) pra me dar inspiração ao criar peças infantis! Já fiz isso algumas vezes e ajudou bastante! Muitas vezes tiro todos os feltros pra fora, e fico combinando as cores até chegar naquilo que quero! Rabisco muitas coisas no meu caderninho e folhas de rascunho e as vezes elas nem saem do papel daquele jeito que eu imaginei a primeira vez. Mas sempre guardo tudo o que rabisco, pois sempre tenho novas idéias a partir disso.

Você trabalha sozinha ou possui uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

Na parte de criação trabalho sozinha! Às vezes é claro, recebo sugestões de alunas e outras pessoas próximas, mas sempre o desenho, as cores, etc são feitos / escolhidos por mim. Também atendo telefone, respondo aos e-mails, crio as apostilas, preparo as aulas, atualizo sites, faço os passos pra TV e revistas tudo sozinha! Não é fácil! Só tenho ajuda em algumas encomendas, especialmente quando demanda quantidade. Aí apelo pra minha irmã, pra prima, pra cunhada, sobrinha, alunas, etc! Já ensinei tanta gente a trabalhar com feltro ao meu redor que sempre tem alguém disponível pra dar uma mãozinha!


Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?

Um dos meus sonhos já foi realizado, que é o de trabalhar apenas com artesanato! Hoje em dia quero muito ter uma loja, um ateliê próprio onde possa dar aulas e vender o material necessário pra fazer as peças ensinadas nas aulas... Uma coisa que ainda acho pobre, pelo menos aqui em São José dos Campos, é a variedade dos materiais... Como compro muita coisa pela net ou recebo direto dos fornecedores, minhas alunas ficam doidas pra ter os mesmos materiais... Por isso sinto que se pudesse oferecer esse tipo de material pras pessoas, teria um bom retorno. Outro projeto é trabalhar como voluntária em alguma instituição... Sinto necessidade de passar adiante o meu conhecimento pra pessoas que precisem disso seja financeiramente ou emocionalmente. Esse ano trabalhei algumas vezes no GACC (Grupo de apoio a criança com câncer). Dei algumas aulas para os acompanhantes dos pacientes que ficam aguardando no hospital. Foi muito gratificante e com certeza ainda farei isso mais vezes. Mas sinto que ainda posso fazer mais! E claro quero cada vez mais firmar o meu nome como artesã, quem sabe viajar o Brasil ensinando um pouquinho da arte com feltro! Isso com certeza também faz parte dos meus planos!

Sua sugestão para quem está iniciando:

Amor, paciência e perseverança. São três palavrinhas que acho muito importantes. AMOR - Porque pra trabalhar com artesanato tem que amar muito o que está fazendo, pois é claro que isso reflete no trabalho e principalmente porque exige muita dedicação e sem amor fica impossível se dedicar tanto. PACIÊNCIA – Muita gente quando está no comecinho me escreve desesperada que não está tendo retorno do trabalho que está fazendo, que não está vendendo! Eu digo: Paciência... Clientes e oportunidades não aparecem de uma hora pra outra e isso acaba nos levando a PERSEVERANÇA: Mesmo depois que já tiver clientes, começar a vender, ter seu trabalho reconhecido, vai passar por épocas de vacas magras! Isso é comum pra maioria dos negócios... O segredo é não desanimar, não parar de produzir... Manter-se ativa mostra aos outros que você está firme no seu trabalho e afinal ninguém precisa saber que você passa por maus momentos! Sempre dê a impressão que está produzindo muito e está cheia de clientes! Isso traz credibilidade!


Uma dica(s) sua de artesanato:

A Carine já deu muitas dicas de como trabalhar com feltro, então acho que não vale eu ficar repetindo aqui! J Uma dica que sempre dou a todos: Prime pelo acabamento do seu trabalho! Faça, refaça, faça novamente... Quantas vezes forem necessárias! Nada melhor do que a prática para ter um trabalho cada vez melhor! E de tanto fazer a maioria das pessoas encontra o seu próprio jeitinho, seus próprios macetes pra deixar o trabalho perfeito e com a sua cara.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?

Não conheço muito o artesanato fora do Brasil, só um pouco que vejo na internet e nas feiras. Mas a maior diferença que vejo é a criatividade do povo brasileiro. Eu sempre me surpreendo com as criações brasileiras! Quando acho que já vi de tudo, logo aparece uma idéia nova que me deixa de boca aberta!


Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?

Botões coloridos! Impossível não sorrir ao ver uma caixinha cheia deles! Adoro!

Uma pequena lição de vida:

Já dizia Cora Coralina: “Nada do vivemos tem sentido senão tocamos o coração das pessoas...”E como o artesanato tem esse poder, de tocar o coração das pessoas!!! É indiscutível, como o trabalho artesanal aproxima as pessoas, tranqüiliza mentes e corações, enche os rostos de sorrisos...Depois que comecei a trabalhar exclusivamente com artesanato, passei a ser uma pessoa muito mais feliz. E percebi o quanto é importante trabalhar com o que se gosta! Ainda mais quando é algo que você pode partilhar com outras pessoas, que traz algo de bom, de positivo pra vida dos outros...Não troco isso por dinheiro nenhum no mundo!

Como a internet influencia o seu trabalho?

Influencia muuuuito! Acho que senão fosse a internet, provavelmente não teria chego tão longe... Ela é uma ferramenta poderosa de contatos, inspiração e divulgação do meu trabalho! Tiro muita vantagem dela e não vivo sem!

Qual o endereço do seu blog?

http://www.artmimos.com/

26 comentários:

Fernanda disse...

Sou seguidora da Priscila e adoro os trabalhos dela!
adorei a entrevista! deu para conhecer um poquinho sobre ela e a sua trajetoria.
Parabens Priscila!

Iara J.P. disse...

Olá gurias tudo azul?
A entrevista com a querida colega Priscila chegou na horinha certa. Estava precisando de um empurrãozinho e as palavras dela fecharam com o que eu precisava.Obrigada Priscila e que teus sonhos se tornem realidade.
Grande abraço para todas.
Iara

Eli disse...

Que legal ver a entrevista da Priscila aqui. Sou fã dela de carteirinha e tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente na Mega Artesanal, ela é um doce de pessoa. Pri, te desejo muito sucesso e continue essa artesã maravilhosa que você é.
Um abraço,
Eli

Nani disse...

Acho muito lindo o trabalho da Priscila,ja recebi uma troquinha dela e os trabalhos são super bem feitos,é uma ótima artesã.
Parabéns pela entrevista!
Bjs
Nani

Fabio Nobre disse...

Quanta coisa linda. Não posso falar muito pois adoro esse tipo de artesanato. Mas que estão nota 10 estão.

E o blog hein, fantástico. Adorei a idéia e a entrevista. Estão todos de parabéns.

Luciane disse...

Era tudo que eu precisava "ouvir "
Obrigada Pri pela injeção de ânimo! Me deixou mais confiante.
Sucesso pra você sempre!
Bjins ♥

Ale disse...

Que palavras inspiradoras!!! É muito bom ver o sucesso dessa artesã tão especial. A priscila é o exemplo de que com amor e muita dedicação podemos alcançar resultados positivos em nossas vidas através do artenanato.
Valeu Pri pelas excelentes dicaas.
Bjs.
Ale Dias

Julia Sáddi disse...

Oi Pri, adorei sua entrevista e seus trabalhos lindos! A caixinha tá fofa! Amiga, quero um desses enfeites de Natal de pendurar na porta! Vc vende!/
1 Abraço Carinhoso, Julia Sáddi

Daniela Facanali Morim disse...

Adorei a entrevista com a Pri!! Apesar de nunca tê-la conhecido pessoalmente, ela até parece minha amiga íntima, de tão simpática, dedicada e prestativa.. Tenho algumas apostilas dela e AMO seu trabalho!!! Adorei suas palavras de ânimo.. estou meio paradinha com meus artesanatos, mas vou perseverar!!! É difícil trabalhar com artesanato, mas também é um trabalho muito gratificante, relaxante e funciona como uma terapia para mim. Parabéns Pri!! Continue assim!! Beijos

Jussara Machado disse...

Quiane,
adorei a entrevista com a Priscila. Ela é, além de uma super artesã, uma pessoa iluminada, com um coração doce. A Priscila foi uma das artesãs que de uma certa forma me incentivaram a ter um blog. Ela foi a primeira pessoa que me ensinou sobre o feltro.
Parabéns a vc, e a ela!
Maravilhosas declarações!
Beijos
Jussara

Fernanda disse...

Adoro a Pri, ela é uma pessoa muito gentil e prestativa.
Bjs e todo sucesso do mundo..
fernanda

Lilian disse...

Aêêê Pri, arrasando hein amiga...parabéns...vc merece...grande beijo

Luciana Eulália disse...

Parabénssss PRiiiiiiii,

Teacher, você é show... Linda!

Beijo e um abraço beeeeeem carinhoso!

:)

CLAUDIA FAYE disse...

conheci a Pri pessoalmente alguns dias atras na festa do programa sabor de vida e pude confirmar o que eu ja pensava dela! que fofa de pessoa que ela é!! vc é uma excelente profissional e seu trabalho é maravilhoso!parabens pela bela entrevista Quiane!
um beijo
claudia faye

Elicéa Colen disse...

Parabéns Pri, adorei a sua entrevista*Ü*
Eu conheço a Pri pessoalmente e ela é um doce de pessoa, está sempre disposta a ajudar e os trabalhos dela são perfeitos*Ü*
Bjs

Fernanda bordando,pintando e aprendendo disse...

Legal,adorei a entrevista com a Pri...acho legal o desprendimento que ela tem ensinar as pessoas aquilo que sabe ,sem medo,Achei legal o começo dela....
Pri é tudo de bom no mundo dos feltros....
VAleu Pri,sucesso pra vc sempre!!!!
Bjinhos....

Vivian Varandas disse...

Pri minha querida.... me identifiquei muito com sua história... acho q isso acontece com a maioria mesmo... começa por hobbie e vira profissão!

Parabéns...

bjão

Jaqueline disse...

Quiane e Carine, parabéns pela entrevista com a Priscila, admiro muito os trabalhos dela e foi bem bacana saber um pouco da sua história.

Bjus...
Jaque.

Sue Paula disse...

Ola, Meninas!
Parabens por mais esta entrevista maravilhosa. A Priscila tem maos de fada!
Tenham um otimo final de semana.
Abracinhos
Sue

Patricia disse...

Oi maninha

Que linda entrevista. Tenho orgulho de saber que você inspira tantas pessoas....

Um bejão

Anonymous disse...

Olá, Priscila

Sou Zorilda, que foi sorteada com sua revista.Acabei de ler sua entrevista, e, como outras seguidoras suas, era tudo que precisava ler. Sempre gostei de atesanato, mas o feltro, foi uma novidade muito agradável.Com ele, fiz as corujinhas que estão nas almofadas e nos chaverinhos,que serão ofertadas como lembrancinhas.
Até copiei o boneco de natal, mas que pretendo fazer pra colocar na porta do quarto. Que Deus te abençoe e realize todos os teus sonhos. Muito obrigada.
Zorilda Catanho
Recife, 17/09/10

Entrevista com Quiane disse...

Pri,

Muito obrigada pela sua entrevista, estamos super felizes por ter você aqui com a gente e por conhecer a sua história! Realmente você é um exemplo de pessoa, que muito nos ensina. Parabéns pelo sucesso, você merece!!!!!!!!!

Meninas,

Obrigada por acompanharem as entrevistas, em breve traremos novidades no blog!!!

Beijos
Carine e Quiane

MÁRCIA MARINHO disse...

Parabéns pela bela entrevista.
A Pri é maravilhosa...♥

Lidiane Dantas disse...

Priscila,muito obrigada por compartilhar um pouco mais de sua vida com agente.sou sua fã,adoro suas artes.
parabéns,que vc possa continuar essas pessoa simples e amável sempre.
Felicidades hoje e sempre!
lidiane

Gy Machado disse...

Oi Quiane,

Parabens pelo blog....sempre mto bom compartilhar ideias....e ver como todas essas meninas comecaram da um animo enorme, para continuar e aprender sempre mais.

Beijo grande e boa semana,

Visite www.giselemachado.com.br

Mirian E. disse...

Que legal Quiane a Pri, Carine, Soraia e outras eu conheci através de suas entrevistas. Parabéns por manter as entrevistas que nos alimentam de esperanças e conhecimentos.