So Artes Criativas

Nome: Soraia Melo
Idade: 37
Marca: So Artes Criativas
Local: Chicago, USA
b
"Crafter" como hobbie ou profissão?
Atualmente como hobby, mas levado muito a sério.
b
Descreva o seu universo craft:
Meu universo craft é muito diversificado. Vivo entre linhas, agulhas, tecidos, cola, papéis...livros de artesanato... Adoro aprender e estou sempre ansiosa por coisas novas e desafiadoras . Vou do bordado à decoupage em questão de minutos....depois vou para costura....estou sempre aprendendo....errando muito, mas me divertindo demais também... sem pressão, faço tudo por puro prazer, adoro meus trabalhos, cada um deles.. até os que não saem lá grandes coisas, porque tem um pouco de mim, do meu carinho e do meu tempo.
b
b
E foi assim tudo começou:
O artesanato sempre fez parte da minha vida. Não era uma coisa que minha mãe ou tia faziam, mas meu pai sempre achou lindo e me incentivava. Sempre comprava livros de artesanatos em geral. Com o passar do tempo fui tomando gosto e na gravidez da minha filha mais velha resolvi voltar com tudo. Comecei o bordado em ponto cruz, fiz todo o enxoval dela e depois nunca mais parei. Sempre tentando novas técnicas.

Como a sua marca surgiu?
Essa pergunta é bem interessante e já gerou certa confusão aqui em casa (rs)....quando decidi criar o blog precisava de um nome....tentava um e já tinha...tentava outro....também já existia..(nesse ponto me dei conta que existem mais Soraias na face da Terra do que eu imaginava! )...meu marido dava idéias daqui e eu dali...ok...chegamos no nome "So Artes Criativas", mas quem disse que lembro quem sugeriu? Ok....mérito dos dois! Mas o nome tem muito a ver com aquilo que gosto, da criatividade das pessoas de transformar coisas simples em grandes obras de artes.....sim, todo trabalho artesanal é uma obra única!
b

b
Quais são suas fontes de inpiração?
Tudo que é lindo! Adoro ver os trabalhos de outros artesãos e me inspirar, revistas, materiais...e a principal fonte de inspiração é a minha própria imaginação.....olhar um tecido e sonhar em transformar numa bolsa...ou uma caixa numa bela caixa de chá.....
b
Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Como meu trabalho é bastante variado, gosto de ter um pouco de tudo......adoro linhas, papéis para scrap, guardanapos, tintas, colas, caixas..e agora os tecidos, estou na fase de aprender a costurar, pelo menos o medo da máquina de costura já perdi...isso significa um grande avanço! Com relação a cores...fico com o arco-íris...ou seja...todas, mas confesso que ando numa fase de marrom e rosa ou marrom com azul.
b
Quais suas preferências ao criar?
Não tenho nada muito específico em relação a criação, a única coisa que realmente consigo perceber é que uso o artesanato para expressar meus sentimentos através das formas, das cores, das texturas....até mesmo das técnicas....a arte em geral é uma forma viva de expressão!
b
Você trabalha sozinha ou possue uma equipe? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Como moro fora do Brasil faço tudo sozinha. Algumas pessoas pensam que tudo é fácil por aqui quando na realidade não é bem assim. Não tenho faxineira e tenho 3 filhas para cuidar, então me divido em muitas mulheres para dar conta do recado.....Mas coloquei na minha cabeça que todo dia deveria fazer uma coisa ligada ao craft, para isso tento separar um período da tarde para o artesanato. A minha mãe está comigo nesse verão, então terei mais tempo para o artesanato....ela me ajuda muito e sou muito agradecida por isso.
b
Ao caminhar (daqui pra frente), quais são seus projetos e ideais?
Meu projeto atual é aprender a costurar, como já disse anteriormente, e tenho buscado dicas na net, em livros...também estou pensando em fazer algum tipo de aula bem básica, a fim de aprimorar o pouco que penso saber. O ideal seria ter um tipo de patriocínio para o meu trabalho, vender algumas peças......para poder gastar mais tempo aprendendo técnicas para compartilhar com tantos amigos que encontrei na net....é muito bom o sentimento de poder ajudar alguém a entender alguma técnica....os email carinhosos de agradecimento valem mais que ouro para mim.



b
Sua sugestão para quem está iniciando:
Nunca pense que não é capaz de fazer alguma coisa! Pode ser mais fácil para uns e levar mais tempo para outros, mas com persistência e dedicação todos conseguem. Como todo ser humano é único e tem suas próprias preferências e gostos, lembrem-se: vocês nunca agradarão todo mundo, por isso façam trabalhos que adorem!


Uma dica(s) sua de artesanato:
A minha dica prática de artesanato é simples: busque sempre trabalhar com bons materiais, isso influencia no resultado final de qualquer trabalho!
b
Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do país em que você vive com o artesanato de outras partes do mundo? Qual a sua opinião sobre o artesanato brasileiro? Morando nos EUA posso assegurar que não vejo muita diferença.....quem se propõe a fazer arte faz com paixão, seja patchwork, seja scrapbooking, seja fuxico....tudo requer tempo, criatividade e amor...e isso é uma linguagem universal!
b
Se vc fosse um aviamento (um material de trabalho), qual vc seria?
Já que pode ser um material de trabalho ..rs...eu seria uma agulha...rs...já me meti em cada furada....(quem acompanha o blog conhece minhas estórias...rs)
b
Uma pequena lição de vida:
Olhe o dia de hoje como uma grande oportunidade de fazer algo diferente, de aprender alguma coisa, de mudar.....nunca é tarde para nada nessa vida!

Como a internet influencia o seu trabalho?
Adoro pesquisar por novas artes e técnicas, por isso o notebook é indispensável e está sempre comigo. A internet é uma ferramenta muito poderosa e de grande valor para mim. Aprendo tudo pela net, encontro aulas maravilhosas, lojas e agora com o blog ficou tudo mais organizado, local de grandes experiências ...com muitas amizades queridas e de pessoas super talentosas.



Qual o endereço do seu blog?
http://soartescriativas.blogspot.com/
Deixo aqui meu obrigado à Quiane e à Carine pela grande oportunidade de falar um pouco mais do meu trabalho!
Beijinhos carinhosos de quem ama estar com vocês,Soraia Melo

28 comentários:

Valéria - Artes em Madeira disse...

Ai que honra...ser a primeira a deixar um comentario aqui...Parabens a Quiane e Carine q organizaram esse blog...e a querida Soraia que esta fazendo o maior sucesso com sua fase de costurices. Beijinhos

Soraia Melo disse...

Que lindo meninas...vou fazer um post pra falar da entrevista....voces sao muito carinhosas!
beijinhos
So

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Ola

Meninas,


Adorei a entrevista, a Soroia e uma pessoa especial, muito atenciosa e talentosa, acho impossivel nao gostar dela!!!Adoro suas historias!!!

Beijos

Mirane

Valéria disse...

Oi Quiane,
Ameeeei essa entrevista, pois já tinha um grande carinho pela entrevistada! É sempre bom saber mais um pouco das pessoas que admiramos e também através desse blog conheci pessoas muito legais e talentosas!
Parabéns a você e a Carine que idealizaram tudo isso.
Beijos
Valéria

jucieli disse...

Parabens a So. mesmo conhecendo ela só no virtual da de perceber que é uma pessoa fantastica, seus trabalhos são divinos, e ela nem sabe de um segredinho meu....rs
criei meu blog e me apaixonei por costura bordado croche,etc(por culpa dela...)culpa náo né....
adoro o cantinho dela aprendi muitas coisas lindas...



parabens meninas pelo blog só tem gente super bacana aqui..
espero um dia poder fazer parte tbm


bjoks no coração de cada uma

ju
www.boutiquebiju.blogspot.com

Casa de Lola disse...

Olá,
sou seguidora do blog da Soraia, e além de talentosa e criativa ela é muito generosa.Gosto muito de visita-la
Parabéns pela entrevista!
Beijos
Lola BH

☼Carolina Artesanías☼ disse...

gracias!! me gusta mucho el trabajo de Soraia,
desde Chile
c@

Bird disse...

Ai Soraia!!

Mulher chique internacional!! rsrsrs

Adorei conhecer um pouquinho mais do que "makes you tick" e também do Blog da Quiane!! :)

Beijocas a todas e Parabéns amiga!! Vc merece a homenagem!! :)

Karina :) disse...

A Soraia é maravilhosa, cheia de talentos! Está se tornando um grande blogueira e muito querida!
Bjkss
Ka

Júlia disse...

Eu acompanho o blog da So e asseguro que os trabalhos dela são lindos, e como ela mesmo disse são feitos com mto amor, e isso transpassa a tela do computador...
Parabéns So, pelos trabalhos, pelas conquistas...

Bjus

♥ Carine Calé ♥ disse...

Oi So,

Adorei ler cada pedacinho da sua entrevista, aprendi ainda mais sobre este mundo encantado do artesanato!

Eu como você também moro fora, tenho certas dificuldades e as enfrento, confesso que não é fácil e no Brasil encontramos muito mais ajuda, mesmo assim, trabalhando sozinhas, damos conta do recado, não é mesmo?

Parabéns, seus artesanatos são lindos e sua história de vida também!!!

Muito sucesso.........

Beijinhosss
Carine

Maria joao charrano disse...

Olá Soraia, a tua entrevista está muito interessante, revela a pessoa que és, organizada e apaixonada pelas artes. Em relação à dica de trabalharmos com bons materiais eu também concordo pois o resultado é sempre melhor e nunca desistir também é crucial porque de ideias está o mundo cheio, o importante é mesmo põ-las em prática,voltar a tentar e assim chegar aos objectivos, isso faz de nós pessoas mais "fortes" e seguras. Parabéns pela pessoa que és! bjcas e bons trabalhos.

Dona Amélia disse...

A So é de um capricho invejável com as peças dela, eu sou fã, acho tudo lindo, e quero mto o gráfico das flores bordadas lá em cima. rs
Xerinhos às duas.
Paty

cibellemartins disse...

Parabens Soraia .... realmente muito lindo seu trabalho e toda a sua dedicacao.... Nunca se esqueca do amor que sentimos por vcs... Um grande Beijo da amiga Cibele

Betabijoux e Artesanato disse...

Oi Só !! Que bela entrevista, amei!!MuitaPaz, súde pra vc e sua familia!beijo

♥ Wilma ♥ disse...

Oi, So...deixo aquí meu carinho e fiquei feliz de te conhecer mais um pouquinho...bjosss

Renata Rossini disse...

Nossa adorei amiga.
Parabéns
Bjs

Lidiane Dantas disse...

Ei so que leitura gostosa foi essa entrevista sua.Se já te admimirava,agora então...Obrigada por compartilhar com a gente sua vida!Continue sendo esta pessoa maravilhosa,mãe carinhosa,esposa dedicada,e essa amiga atenciosa sempre!Foi um enorme prazer te conhecer!Bjão amiga.Com todo carinho.lidiane

Aline disse...

Que legal!
Eu acompanho o blog da So e posso confirmar, as artes dela são lindas e muito caprichadas e ela se mete em cada furo mesmo kkk!
Bjs!

Betty Gaeta disse...

Adorei a entrevista com a So, ela é uma darling da blogosfera.
Bjkas e boa noite.

Entrevista com Quiane disse...

Olá Soraia,

Obrigada por aceitar o nosso convite, sua entrevista é uma lição para muitas de nós!

Parabéns e Muito Sucesso!!!

Beijos
Quiane e Carine

Jaqueline disse...

Ficou Demais essa idéia das entrevistas lindinhas! Parabéns para vocês pelo blog também! E a So a entrevistada que chique hein florzinha! agora quero autografo! Feliz Dia dos Namorados
beijinhos coloridos
jaqueline
http://amordobrado.blogspot.com

disse...

Parabéns pela brilhante entrevista. Assim ficamos sabendo um pouco mais dessa MULHER maravilhosa que você é!
Parabéns a Quiane e Carine pelo blog exemplar.
Que as abençoe sempre e sempre1
Beijos e beijos e feliz dia dos namorados a todas os brasileiros que estão fora desse nosso país!

Princesa disse...

Já ouvi falar do seu blog, hoje acabei encontrando viajando pelos blogs da vida, achei muito legal é uma maneira do artesão se sentir valorizado.
bjus
Flor

STILO BASICO disse...

Quiane/Carine , parabéns pela entrevista com a fofa/querida da So, que apesar da distancia transmite dia dia nas suas postagens e recadinhos todo esse carinho que ela demonstrou na entrevista...

Sucesso

Lidiane Dantas disse...

Olá Quiane e Carine,muito obrigada pela carinhosa visita.Amei!áh parabéns pela maravilhosa entrevista,com a maravilhosa soraia.Vcs arrasaram!Bjão que vcs tenham uma excelente semana.Bjokas lidiane.

Tia Ném disse...

Parabéns Quiane e Carine pela linda entrevista com a So.

Ela é uma pessoa muito talentosa, caprichosa e o blog dela faz o maior sucesso!!!

Possui um carisma que veio com ela. Apesar, de não conhecê-la pessoalmente ainda, já gosto muito dela e admiro bastante seu jeito de tratar os seres de uma forma geral.

As respostas dela, foram de pessoa muito especial...sensível.

Pois é! A Soraia, é isso aí! Linda, carismática, talentosa, frágil, movida a eletricidade, rsrsrsrs, pelo jeito não relaxa, rs.
Parabéns, So! Sua entrevista foi linda!
Bjs para todas vcs!

Tia Ném
http://nempacelli.blogspot.com/

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Que coisa gostosa essa de entrevista com artesãs... A gente acaba se identificando com algumas, aprendendo sobre o universo e dia-a-dia de outras... Mto bom mesmo! Eu, que comecei a me aventurar de curiosa nesse mundo das artes a pouquíssimo tempo, devo mto à essas blogueiras/artesãs, como a Quiane, como a Soraia (quem eu admiro mto e tenho um carinho especial) assim como a Carine tb e a Vivi Ahrens. Foram as primeiras artesãs com as quais tive contato na net e que me inspiraram a criar meu blog e vêm me inspirando dia após dia com suas artes lindas e suas histórias de vida.
A gente acaba conhecendo um pouquinho da vida dessas pessoas maravilhosas, acaba se sentindo próxima delas... E qndo recebo um comentário no meu blog de algo que fiz... elogiando, dando força... Nossa, fico radiante!!! Me sinto honrada e estimulada a continuar trilhando esse caminho tão doce!
Outra coisa que me encanta entre as artesãs é a generosidade que todas tem umas com as outras... Sempre sendo solícitas a tirar dúvidas, compartilhando PAPs (que tanto me ajudam)...
Mundo lindo esse onde fui me meter!!! rsrsrs!
Esse blog de entrevistas só enaltece e valoriza as valentes, criativas e maravilhosas artesãs que somos!

Um bjão em todas!