Miudezas

Nome: Mônica Roma
Idade: 33 anos.
Marca: “Miudezas”
Local: Boituva-SP

"Crafter" como hobbie ou profissão?
“Crafter” como hobbie, por enquanto... mas já temos um ateliê e até CNPJ. Digamos que seja um “hobbie” mais elaborado!

Descreva o seu universo craft:
“Toys and colours...Welcome to my life!”
Meu universo craft está muito ligado ao universo infantil. São personagens encantadores, cores vibrantes e muitas histórias. Sou artista plástica de formação acadêmica, professora de educação infantil, apaixonada como profissão e criada com a avó, que pacientemente fez minha iniciação ao universo “craft”. E, assim, juntando tudo isso...

E foi assim tudo começou...
Tudo começou com minha paixão em ensinar às crianças, encantar, envolver e conquistar na contação de histórias. Se eu planejasse contar a história da “Chapeuzinho Vermelho” , logo fazia os fantoches ou dedoches para levar à sala de aula. E eram um sucesso! E foi assim, contando e encantando que surgiram as primeiras vendas. E lá se foram os “nossos” 3 anos de “Miudezas”.

Como a sua marca surgiu?
É bem legal poder contar isso aqui. Pouquíssimas pessoas sabem o real motivo do nome “Miudezas De Feltro”. E é óbvio que as peças eram confeccionadas em feltro, mas vocês sabem como as crianças são chamadas em Portugal? Miúdos! As “Miudezas De Feltro” referem-se aos miúdos (crianças) e não às coisas tão pequenas. É como dizer que são peças exclusivas para crianças.

Quais são suas fontes de inspiração?
A TV e internet, sem dúvida, são minhas maiores fontes de inspiração. Mas as melhores fontes mesmo são meus filhos e alunos.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Materiais simples como botões, flores recortadas e cores vibrantes são sempre de minha preferência. São delicados e fazem a diferença.

Quais suas preferências ao criar?
Sempre penso em inovar algo existente, dar mais utilidade ou função, facilitando ou simplesmente colocando criatividade e cor na vida de alguém.

Você trabalha sozinha ou possui uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

Sou eu mesma quem respondo aos emails, costuro, recorto, coloco na embalagem... mas tenho uma equipe me dá a retaguarda, postando no correio, conferindo costuras, anotando pedidos, registrando ligações de clientes.

Ao caminhar , quais são seus projetos e ideais?
Hoje, estamos em fase de expansão, não só do espaço físico, mas também na confecção de peças (de diversos materiais e não somente feltro ) e, consequentemente, ampliação do público abrangente. Estamos aprovando novos banners e layouts para a troca de nome. De “Miudezas De Feltro” para “Miudezas”.

Sua sugestão para quem está iniciando:

"Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida. ..." (Victor Hugo)

Uma dica sua de artesanato:
Vale a pena aprender essa técnica de recorte perfeito do feltro com cortadores de biscoito, aquecido. Uso muito para compor os detalhes das peças.

Pra quem quiser aprender: Pode-se usar cortadores de biscuit em alumínio. Embora sejam baratos não são resistentes. Nããão mesmooo!! Os antigos cortadores de biscoito da vovó são ideais! Uso esses cortadores com muita frequência. Mas, no início, achei que esse método não dava muito certo. Não desista!! Siga o passo a passo:
*Com a ajuda de um alicate segure o cortador.
*Coloque o feltro a ser recortado em cima de uma tábua de carnes ou uma superfície de madeira ou pedra plana. Isso tem que ficar bem ao lado da boca do fogão, onde o cortador será aquecido. Se ficar distante....esfria!
*Aqueça o cortador com ajuda do alicate, para não queimar as mãos. Isso pode demorar segundos, dependendo da peça.
*Em seguida é só sobrepor ao feltro, que será automaticamente recortado. Se o cortador estiver frio, não cortará o feltro. Se estiver muito quente derreterá o feltro. Vc terá q encontrar o meio termo! O ideal é encostar “de leve” no feltro e já retirar.
Espero ter ajudado!! Veja aqui o link do Flickr.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Puxa! Acho bem complexa essa questão por questões culturais e políticas. Mas tenho percebido, artesãos mais globalizados e com espírito inovador em todas as partes do mundo.

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Hummmm ....uma fita de cetim bem larga...laranja (claro!). É a minha cor preferida! É a cor da conquista, sabiam?!

Uma pequena lição de vida:
“Temos de ser nós mesmos... Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir...” Monteiro Lobato

Como a internet influencia o seu trabalho?
A internet não só influencia, mas divulga e direciona os meus trabalhos. Não conseguiria vender para todo o Brasil se não tivesse esse “aliado”.
É também através da internet que mantenho contato com artesãos do mundo todo.

Qual o endereço do seu blog?

http://miudezasdefeltro.blogspot.com/

Obrigada pela oportunidade de estar num blog que me inspirou muitas vezes!!

8 comentários:

Regina Artes disse...

Que linda essa iniciativa de entrevistar pessoas que façam algum tipo de arte, é muito bom poder falar dos motivos que nos levam a arte!!! Que entrevista linda e que trabalho lindo esse com feltro!! Parabéns!!!

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Ola

Adorei a entrevista com a Monica, nao conhecia o trabalho dela!!!
Parabens para Monica e para vcs pelo entrevista!!!

Beijos

Mirane

Anonymous disse...

Conheço o trabalho da Mônica pela internet, adorei a entrevista...!!!
Parabéns Mônica... rs

Anonymous disse...

Adorei!! ..o trabalho fica ainda mais bonito quando sentimos o "calor" daquele que faz, ela transfere o amor em seu trabalho de forma constante.. ENI

irene disse...

Dizer que vc é o orgulho da familia vc já sabe !!!! Então parabens por tudo que faz e sempre melhor a cada dia !!Achei o maximo esta entrevista com Quiane.Beijos Irene

CHERIE FANTASIAS disse...

Já conhecia o trabalho dela, mesmo só por fotos notamos um trabalho criativo, delicado e rico de detalhes. Parabéns, Mônica continue crescendo cada vez mas profissionalmente.

CHERIE FANTASIAS

cris disse...

Mô, seu talento é impar e merece todos os nossos elogios. Parabéns por sua criatividade, dedicação e carinho que faz todo o diferencial em seu trabalho. Cristiane Favoretti

♥ Carine Calé ♥ disse...

Querida Mônica,

É ótimo conhecer mais sobre você e suas Miudezas, eu sou feltro-aholic e você é expert na arte em feltro, adoro seus trabalhos, super originais, parabéns!!!

... e Obrigada pela sua entrevista ; )

Beijinhosss
Carine