Minhas dicas de como trabalhar com feltro!

.
Oi Meninas,
.

Hoje reescrevo aqui algumas dicas de como trabalhar com feltro que dei em uma Entrevista, com o intuito de ajudar um pouco aquelas pessoas que estão iniciando na "Arte em Feltro". Acredito que a dúvida de uma nem sempre coincide com a da outra, mas muitas vezes são pequenos detalhes que nos chamam a atenção e abre nossos horizontes para irmos além.
"A arte em feltro é um trabalho demorado, de muitas etapas e que requer toda paciência para que as peças fiquem bonitas e delicadas. Já no início, ao cortar é necessário uma tesoura bem afiada, pois eu julgo ser esta etapa a mais importante, ela determina todo o formato da peça a ser trabalhada.

A boa qualidade dos materiais utilizados é percebida por qualquer pessoa de longe, por isso escolha seus materiais com carinho e como se fossem feitos para o seu uso.

Sobre os moldes, eu gosto de fazer os meus a mão livre e em folha sulfite, sempre dobro ao meio para ficarem simétricos, depois de prontos e testados eu coloco o nome da peça e encapo com durex transparente largo, assim eu posso alfinetar os moldes no feltro, eles ficam fáceis de manejar na hora de cortar e duram bastante.

Sobre combinar cores eu acho importante, mas acima de tudo é bom lembrar que o contraste é o que dá muitas vezes o toque especial nas peças, por isso é bom não se limitar e testar sempre novas combinações.

Para o enchimento das peças procuro utlizar sempre os de fibras acrílicas de preferência anti-alérgicos e que tem uma textura macia, como aqueles vendidos para travesseiros.

A variedade de pontos dá todo o detalhe nas peças, pontos mais próximos dão delicadeza ao seu trabalho. Eu gosto de utilizar todos os tipos de linhas para costurar o feltro, como linha transparente, linha prateada e dourada, linha para bordar, linha para prespontar e também utilizo lã costurada junto a linha para dar um acabamento diferente.

Gosto de utilizar com o feltro muitos tipos de materiais para dar o acabamento, como tecidos (muitas vezes entretelados); sianinhas, lantejoulas com ou sem miçangas (gosto de costurar com linha transparente); fitas de cetim ou gorgurão; botões; tintas glíter (para tecido); enfim, o feltro é um material que combina com muitos tipos de aviamentos. "

É importante lembrar da diversidade de gostos entre as pessoas, quando se cria algo com amor e carinho pode ter certeza que será apreciado e reconhecido por alguém. Não desista de insistir no seu objetivo, alimente a cada dia a sua mente com idéias novas e que lhe fazem bem e feliz, isto fará com que suas mãos transmitam boas energias para as suas criações

Carine Calé

Convido todas vocês à lerem minha entrevista na integra, AQUI.

Obrigada!!!
Beijinhossss... Carine

14 comentários:

Carol Diniz disse...

Oi Carine.. ainda nao tinha vi sua entrevista, nem sabia.. mas nossa adorei o texto e as dicas vou conferir a integra!!! ;)
Nunca tinha pensado em encapar os moldes com durex.. relamente deve facilitar muito mais, sem contar que vao durar neh..? Ficam durinhos pra sobrepor no feltro.. 'otimo!!!
Obrigada por repassar essas dicas!!!
Grande Beijo!!!
Carol

Anônimo disse...

Oi Carine,
Que dicas legais, obrigada!
Beijos e uma ótima semana.

carla disse...

me encantaron los alfileteros y muy interesante tus palabras. tomo nota porque me estan atrapando los alfileteros!!!!
felicitaciones
carla
muchascajasdecarla.blogspot.com

Maria Amélia disse...

Oi Carine, adorei as dicas. bjs

Isabel disse...

Olá linda,
tenho um miminho para ti no meu blog.
Bjinhos.

Fabiana disse...

Oi Carine suas dicas são muito uteis... mais na verdade passei aqui hoje pois tem um selinho que ofereci pra voçê lá no meu blog de uma passadinha lá pra buscar espero que goste bjks!!!

Carol Frutuoso disse...

Carine...seu trabalho é maravilhoso, muito delicado e traz muita inspiração...
Eu que estou começando com certeza sempre passarei por aqui.
Um beijo
Carol (bisalurdes)

Luciana Casado disse...

Adorei as dicas, Carine!! Para fazer alguns detalhes das minhas almofadinhas utilizo feltro, então é bom ler dicas que tem já trabalha com isso, amei!!
Bjus, Lu

Anita Cunha disse...

Olá!!!
Gostei do que vi por cá...Parabéns
Beijokas

Unknown disse...

Oieeeeee....adorei o texto e vou deixar aqui tb a minha dica!!!
Depois de testado o molde do papel, eu transfiro para uma folha de acetato ou RX e escrevo o nome do molde com caneta permanente, pq com o tempo vamos juntando muitos moldes que muitas vezes são parecidos uns com os outros, e quando demoramos a usá-lo acabamos esquecendo qual queremos, e dessa forma tb o molde fica bastante resistente e dura realmente por muito tempo.
Bjs no ♥

Cláudia Barbosa disse...

Olá Carine!

Seu blog é maravilhoso!!!
Estou encantada!!!

beijos carinhosos,

Cláudia Barbosa
claudiabarbosa2008@yahoo.com.br
Recife/PE

ArtesanattuM por Ana Mezrahy disse...

Olá, Carine!!! Há tempos visito seu blog e me animei e criei o meu (artesanattum.blogspot.com). Adoro seu trabalho e já estou te seguindo!! Aguardo sua visitinha!!! Bjim

Meire Souza Carvalho disse...

Amei todos seus trabalhos...muito lindos...Seu blog é tudodebom.com.br...Parabéns
Já estou te seguindo...eu amo artesanato!!
Super bjo...Fique com Deus!!

Prô Lica disse...

Olá Carine!!!
Esse seu blog é o maximo!!!
Estou começando hj e tive a sorte de dar de cara com seu blog, que já está me tirando muuuuitas duvidas.
Parabéns pelo belo trabalho.Bjkss