Sugoi! - Sweet Shoes

.
Nome: Louise Mello
Idade: 23 anos
Marca: Sugoi!-Sweet Shoes
Local: Ribeirão Preto - SP
.

"Crafter" (artesã) como hobbie ou profissão?


Tanto como profissão, como por hobbie. O começo foi realmente um hobbie que acabou dando certo!.


.Descreva o seu universo craft (do artesanato):
-Muita cor. Muito detalhe, o detalhe passa a ser fundamental e faz toda a diferença, já não sabendo mais se ele é base ou acabamento. E cada pincelada, cada idéia, cada elemento é um pedacinho de carinho. :) .


E foi assim tudo começou...

Sempre gostei de sapatos e ficava frustrada ao chegar nas lojas e ver que todos os modelos tinham um padrão. Eram sempre iguais, as mesmas cores, os mesmos tons, sempre repetitivos e eu tenho horror a repetição. Afinal, somos livres, diferentes, pensamos diferente, então, porque temos que vestir... e calçar, lógico, sempre iguaizinhos? .


Como a sua marca surgiu?

-Foi quando eu havia acabado de descobrir que a tristeza que eu sentia e não passava não era uma simples tristeza, era uma depressão já avançada. Na época estava no último ano da faculdade, tentando me ocupar, comecei então a bordar sapatilhas com lantejoulas para meu uso próprio, chamando as de "Chacrete". Experimentei os babados, rendinhas, até que me rendi a moda japonesa, e como já gostava de desenhar (me formei como artista plástica), levei os desenhos mais doces para os sapatos, para calçar um pouco de alegria. Assim foi... .


Quais são suas fontes de inpiração?

-Temas fofos, kawaiis, bichinhos, comida... sempre fui suspeita para falar. hahaha Sempre gostei de moda japonesa e sou bastante influenciada por tudo que é fofo, macio, em tom pastel, ou parece tão gostoso quanto algodão doce.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:

- Gosto muito de usar cores complementares, sempre de algum modo que o suporte se destaque, mas o detalhe, também. :)

- Gosto demais de tintas, fazer mistura, descobrir tonalidades que podem ser utilizadas em diversos elementos da figura, além de dar um certo brilho.

- Gosto muito de rendas. Aquelas mais complexas, que quando você olha bem, tem vários desenhos no detalhe. Gostaria de explorar mais as rendas. Também acho ponto russo muito interessante também.

Quais suas preferências ao criar?

-Gosto de criar ouvindo música, observando fotos, mas sempre sozinha. Não gosto de muitas pessoas a minha volta, preciso de silêncio para trabalhar. E gosto sempre de desenhar para as peças elementos em comum. Que criem um laço entre si. (Acho que desenhar um peixe nadando ao lado de um bombom não faria muito sentido) hehe.

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

-Trabalho sozinha e não tenho hora para trabalhar. Muitas vezes fico até de madrugada trabalhando. Mas nunca começo antes do meio dia a mexer nos sapatos.


.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?

-Com certeza, primeiro continuar observando os gostos, os sabores e os sonhos das pessoas, para poder continuar colocando um pouco de alegria nos seus pés. A vida anda tão mecânica, com tons acinzentados, sem amor, carinho. Depois, paralelamente a Sugoi, continuar com meus projetos de HQ, animação e os livros que preciso terminar de escrever, fazer uma faculdade de design e tentar expandir a Sugoi para uma loja física também (quem sabe?).


Sua sugestão para quem está iniciando:

-Seja humilde, criativo, faça algo novo, de coração e saiba onde está investindo. Invista na internet, ela abre portas para diversos contatos, além de você estar ligada(o) com o mundo todo. Não tenha medo de tentar, você só vai saber se o fizer. E não se esconda.

Uma dica(s) sua de artesanato:

Use material de qualidade. Desde o sapato, até a tinta. Uma para que não ocorra constrangimentos do sapato arrebentar quando você estiver no meio da rua ou em um ambiente que não tem como ficar em socorro, descalça ou faltando um calçado.
O sapato deve ser resistente, reforçado, de um tecido grosso, de preferência lona, brim, mas de solado maleável para não machucar, nem cansar o pé.
Depois disso, a tinta empregada deve ser de tecido, não dissolvida e nem misturada com outro tipo de tinta, ou química, para que ela não desbote ou fique emborrachada, correndo o risco de sair completamente do tecido.
Para que ela não grude no soldado, na hora de arte finalizar, pode passar em volta do sapato cotonetes para retirar o excesso do produto.
A tinta de tecido é levemente plástica, por isso, não se deve secar os sapatos um sobre o outro, mesmo que já estejam quase secos, pois poderão ficar grudados.
Os pincéis para desenho podem ser de diversos números, o processo é livre, para que cada trabalho fique com uma característica única. O único pincel que deve ser número 0, bem fininho, é o que irá contornar os desenhos, isso depois de pintados.
E uma dica muito importante. Trabalhe com uma roupa bem velha. Pequenos acidentes com a tinta podem acontecer e você pode ficar com uma peça de roupa manchada.

-Procure sempre referências, escute, veja o que as pessoas gostam, esteja integrada no público que você quer atingir, para saber como anda o mercado e também como inserir seu trabalho na vida daquelas pessoas.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do Brasil com o artesanato de outras partes do mundo?

-A diversidade, sem dúvida.


Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?

-Uma renda roxa enorme, cheia de desenhos de casas antigas e carneiros em frente.

Uma pequena lição de vida:

-Acredite no seu trabalho. Você é a primeira pessoa que deve acreditar nele, para poder oferecê-lo. E não tenha vergonha de mostrá-lo. Você irá encontrar tanto pessoas que darão valor, que também não darão, quanto pessoas que não merecerão 1/3 da sua preciosa atenção.

Como a internet influencia o seu trabalho?

-Ela influencia totalmente. A divulgação é feita por ela e somente ela. E é muito bom você poder falar com alguém que está na Ucrânia, ou na Coreia e essa pessoa gostar do que você faz, achar que tem um diferencial :) A internet aproxima pessoas.


Qual o endereço do seu blog?

-A Sugoi ainda não tem um blog. É uma bebê, mas já tem o twitter e também a lojinha no orkut.

No twitter, atende por www.twitter.com/sugoishoes e no orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=5038749613039141182

11 comentários:

Maria João ♥ disse...

Que grande artista aqui temos :) Os desenhos são lindos e os sapatinhos ficam mesmo giros com estes padrões! :) Parabéns pela criatividade!

Beijinhos

Quiane disse...

LINDOS LINDOS LINDOS!!!!!!!!!
Parabéns e obrigada pela entrevista!!!!!
Adoramos ter vc por aqui!
bjus
Quiane

Vanessa Biali disse...

Que bonita entrevista e trabalhos lindos!
Gostaria muito de conhecer os trabalhos da Louise num Blog ou no Elo7...
Bjks,
Vanessa

Wind Zackie disse...

Yay! Mais doces ao mundo craft =D
Mas faça um blog pra divulgaçao, ajuda bastante!

Artes D ♥ disse...

Menina, você vai longe!!!
Parabéns, e que seus sonhos sejam realizados!
abraços Rosenice

Valéria disse...

Lindíssimo esse trabalho, e é a carinha dela!
Parabéns a artesã e parabéns a você também Quiane e Carine pela divulgação das amigas.
Beijos
Valéria

Mulher Virtuosa disse...

Querida amiga ,tem um selinho esperando por você lá no meu blog
Beijos. http://mulhervirtuosa-il.blogspot.com/

Faniquito disse...

Oii, Quiane !!!

Que belo trabalho...super criativo e as peças são únicas...gosto disso.hehehe

Beijinhos

Ana

Petit Art - Maitê disse...

Que Legal!!!Ela é minha conterrânea...Eu sego ela no twitter mas não sabia disto.
Parabéns Quiane pela entrevista!
bjo bjo

Arte da Luluzinha disse...

Ohhhh! Fiquei apaixonada pelas sapatilhas, são lindas!
Parabéns pelo trabalho.
Beijinhos e sucesso.

♥ Carine Calé ♥ disse...

Lou,

Suas suas sapatilhas são super sweets, gosto muito do estilo do seu trabalho, os detalhes fazem toda a diferença, parabéns!!!

É muito bom ter você por aqui ; )

Beijinhosss
Carine

add