Evelize Xavier

.
Nome: Evelize Xavier
Idade: 38 anos
Marca: Evelize Xavier
Local: São Paulo - SP
.
.
"Crafter" como hobbie ou profissão?

Trabalho com artesanato profissionalmente. Participo de Feiras dirigidas ao segmento, além de comercializar meus produtos em lojas de decoração.

Descreva o seu universo craft:

Faço artesanato desde os 10 anos de idade. Apesar de advogada por formação, sempre tive o artesanato andando paralelamente à minha formação profissional. Minha maior realização é a arte de transformar algo sem graça em algo de encher os olhos. Gosto muito de pintura em madeira, patchwork, feltro, enfim, gosto de muitas coisas desde que sejam obedecidos os seguintes critérios - bom gosto e qualidade nos materiais utilizados. Não abro mão da qualidade!
.

E foi assim tudo começou...

Aos 10 anos comecei a fazer aulas de tricô e crochê. A partir daí, sempre estive envolvida com algum tipo de arte. Na época da Faculdade, eu fazia sabonetes e vendia para as colegas da Turma. Em 2003, comecei a fazer algumas aulas de pintura para adquirir técnicas especiais. Quem via meus trabalhos em casa, me pedia para dar aulas, vender as peças. Em 2005 resolvi abraçar o artesanato como profissão. Publiquei vários trabalhos em revistas especializadas, participei de todos os programas femininos que temos em canais abertos (inclusive Ana Maria Braga) e, em 2008 fui convidada a trabalhar na área de criação de um atelier de decoração infantil, aliás, diga-se de passagem, o maior atelier de decoração infantil existente no país. Permaneci neste atelier até o final de 2009, onde, desde então, tenho retomado meus contatos com lojas de decoração.
.
Como a sua marca surgiu?

Já tive uma marca (House Keeping Atelier). Ela surgiu da vontade de criar uma identidade própria ao meu trabalho. Mas, confesso, o nome acabou ficando um pouco difícil de ser pronunciado. Hoje, acho que não há melhor marca que nossa própria, ou seja, resolvi usar o meu próprio nome como marca.



Quais são suas fontes de inpiração?

Busco inspiração em tudo! Mas, estou sempre antenada em sites de decoração (vejo diariamente), sempre assisto aos quadros de artesanato dos programas de TV, vejo muitas revistas nacionais e importadas, enfim, estou sempre em busca de novas descobertas, a fim de manter meu olhar sempre treinado a identificar o que temos de melhor e mais interessante no mercado.

Quais suas preferências ao criar?

Gosto muito de trabalhar com costura manual. Já desenvolvi vários tipos de peças, mas, gosto muito de peças funcionais, decorativas, que chamam atenção no ambiente.


Você trabalha sozinha ou possue uma equipe?
Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

Trabalho com minha irmã, Andréia. Acho que nosso trabalho se completa. Não levo nenhuma peça adiante sem a opinião dela e vice-versa. Acho que criamos uma harmonia, onde conseguimos enxergar o que a outra não percebe, a fim de melhorar o resultado e apresentação de um trabalho.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?

Pretendo continuar desenvolvendo meus trabalhos e vendendo a lojas de decoração.

Sua sugestão para quem está iniciando:
.
Só faça deste hobby uma profissão se você amar isso de todo coração. Esta profissão é tão difícil como qualquer outra. Não espere facilidades só porque se trabalha com hobby. Ao contrário. Tem muita gente fazendo e, você só irá se destacar se realmente for profissional e se levar este trabalho com muita seriedade e comprometimento.
.

Deixe aqui algumas dicas de artesanato:
..
Procure aprender novas técnicas com pessoas que se destacam em suas áreas. Trabalhe com materiais de primeira linha. Não vale a pena fazer um trabalho primoroso com material que não valorize sua mão-de-obra.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
.
Basicamente o que diferencia nosso artesanato de outros são os materiais (temos materiais muito bons) e a mão-de-obra. Nossos tecidos são maravilhosos (Fernando Maluhy e Telanipo são os que eu uso) e não deixam nada a desejar aos importados. Obviamente que, temos muito a aprender com as americanas quando se fala em patchwork e scrapbooking. Até porque, estes materiais são bem caros e pouco acessíveis à maioria das pessoas por aqui. Mas, o que dizer do nosso fuxico, tão nosso e tão lindo?

.
Se vc fosse um aviamento, qual seria?
Eu seria uma sianinha (adoro!!!!!!!!)
.
Uma pequena lição de vida:
.
Não tenho a pretensão de ser exemplo a ninguém mas, se eu puder te deixar uma dica, é de que faça tudo com muito amor, com boas energias, com alegria. Fiz um trabalho para a VIVO, que seria distribuído nas lojas dos shoppings no Dia dos Namorados. Em cada uma das peças, eu pedia a Deus que através daquele pequeno objeto chegasse bençãos a cada lugar por onde passasse. Sou fã da frase "Faça o que for, faça com amor".

Como a internet influencia o seu trabalho?
.
A internet é uma inesgotável fonte de inspiração e de troca. Através dela, podemos saber o que as pessoas pensam, do que gostam, enfim, a maior revolução da nossa geração.


Qual o endereço do seu blog?

http://www.evelizex.blogspot.com/

10 comentários:

Vanessa Biali disse...

Muito bonito o trabalho da Evelize!
Adorei conhecer.
Beijos,
Vanessa

Rute G. disse...

Gostei muito dos trabalhinhos da Evelize!!
Deixe-me dar os parabéns por este vosso projecto,uma ideia muito gira mesmo,dar a conhecer as artesãs e suas artes:))
Beijinhos

Micheline matos disse...

evelize me convidou pra conhecer o seu blog, muito legal a entrevista gostei de saber mais sobre ela!beijos,Micheline

sherry disse...

Conheço a Evelize pessoalmente, comecei no artesanato me inspirando nela. É uma pessoa extremamente voltada para o que faz, contagia a sua alegria com esse trabalho. Parabéns por intrevistá-la!

Evelize disse...

Quiane
muito obrigada pela oportunidade de mostrar mais meu trabalho através do seu trabalho!
Juntas somos melhores!
Um beijo.

Lilian Janine disse...

Também não conhecia a Evelize, achei os trabalhos lindos!

Valéria disse...

Olá,
Essa menina é fera no que faz!
Adorei conhecer mais um pouco sobre ela.
Parabéns esse blog é demais.
Beijos
Valéria

STILO BASICO disse...

Conheci os trabalhos da Evelize numa feira de Patchwork e depois na Mega Artesanal ... seus trabalhos são muito fofos , com personalidade realmente.

Parabéns pra Quiane por traze-la para o blog e parabéns Evelize, pela dedicação e arte.

Paulo Tamburro disse...

Tudo bem?

Gostei realmente do que vi, por aqui.

Seu blog é excelente e eu não o conhecia.

Voltarei mais vezes para detalhadamente poder com calma , ver o que faltou.

Tenho blogs de humor e caso deseje fazer uma visita ficarei muito honrado.

Um abração carioca.

Entrevista com Quiane disse...

Evelize parabéns pelo capricho nas peças e obrigada por participar do nosso blog, seu trabalho é lindo!!
Bjus
Quiane e Carine!