Fazendo Arte com Quiane

Nome : Quiane
Idade: 33 anos
Marca: Arte com Quiane
Local: Campinas - SP-Brasil





"Crafter" como hobbie ou profissão...

Comecei como a maioria começa, fazendo peças para uso próprio e aos poucos começaram a surgir pedidos e começei a vender. O início foram vendas na faculdade, depois vendi em feira de artesanato e quando surgiu o blog começei também vender pela internet. Me considero profissional na maneira como faço minhas peças, na maneira como negocio com as clientes, mas não me considero uma artesã profissional, pois nunca estudei sobre artes plásticas. Me considero arteira.


Descrevendo o seu universo craft...

Crio peças inspirada na infância dos meus filhos. Busco sempre compartilhar o que aprendo com outras usando a internet como ferramenta.

E foi assim tudo começou...

Faço trabalhos manuais bem antes da existencia do blog. Com 14 anos começei a fazer aulas de pintura de tela a óleo, por insistência da minha mãe. Eu era muito agitada e as aulas de pintura eram um tédio pra mim, mas experimentei... A pintura me deu base para descoberta de cores, texturas, e muitas outras, que carrego comigo até hoje.

Depois disso fiz aula de bijuterias e vendi por muito tempo.... A bijuteria é um universo encantador, ótima terapia e as vendas são excelentes.

Já trabalhei com sabonetes artesanais mas aconteceu um fato inusitado que me fez abandonar os sabonetes: quando eu estava grávida do meu 1º filho eu começei a enjoar com o cheiro da base do sabonete, passava mal só de lembrar do cheiro, e tive que parar de fazer pois o enjôo não passou, até hoje não posso lembrar do cheiro.

De resto aprendi por conta própria, vendo a minha mãe fazer os artesanatos dela.

A sua marca surgiu...

A marca surgiu do meu nome. Quiane foi o apelido dado pelo meu pai quando eu ainda era pequena.

Suas fontes de inpiração...

Meus dois filhos me inspiram, sempre. O mundo todo ao redor é uma fonte de inspiração.

Os materiais e as cores que mais te encantam...

Gosto do e.v.a por não acumular pó, por ser prático, por ter cores lindas, por combinar com o rústico e com o chique, mas também adoro feltro, tecido, botões, miçangas, adoro linhas, tintas....

As cores que mais gosto são marrom, pink, rosa, azul, verde, lilás, adoro tons pastéis, adoro aquarela e gosto muito das lantejoulas, me lembram fantasias de carnaval, todas bordadas uma a uma, um trabalho muito bonito. Tenho também um gosto especial por glítter frutacor, adoro colocar esse glítter nos meus trabalhos, e as fitas de cetim então? Adoro e tenho de vários tamanhos e cores.

Suas preferências ao criar...

Procuro criar coisas úteis, mas confesso que adoro aqueles enfeites fofos que as vezes não sabemos onde aplicar... rsrs
Gosto de criar coisas que não tem no mercado e que as crianças procuram como enfeites dos seus personagens favoritos! O rostinho de encanto que elas fazem quando seguram um simples lápis decorado me estimula a fazer mais e melhor!

Ao caminhar, seus projetos e ideais...

Quero poder aprender mais e compartilhar sempre. Meu próximo projeto é comprar uma máquina de costura e aprender a costurar.... adoro tecidos. Tenho muita vontade de ter um ateliê com portas abertas para conhecer as pessoas que sempre me escrevem, mas isso ainda é um sonho, uma vontade!

Para quem está iniciando...

Erre bastante, permita errar, pois é errando que se descobre novas técnicas e que se aprende mais e mais. Eu não gosto de trabalhar com moldes, isso a maioria das pessoas que acompanham o meu blog sabe, sempre que eu tento seguir um molde algo dá errado, e deixo essa dica pra quem está começando, o molde te deixa limitado, tente fazer sem molde pois assim vc irá criar peças exclusivas e desenvolverá seu próprio estilo!


Uma dica sua de artesanato...

São tantas as dicas de artesanato que eu tenho, mas vou deixar as dicas que TODO DIA me perguntam por e-mail:


Decoupage:
*Qual a cola que eu uso para fazer decoupage? A cola que eu uso para fazer a decoupagem seja na lata ou na madeira Mdf é a cola gel. Muito fácil de aplicar, não enruga e rende muito.
*Nunca passe verniz dentro da peça com tampa, pois na hora de fechar irá colar a peça. sempre recebo e-mails pedindo esse tipo de socorro...
*O que é primer? O primer é um produto que você passa na lata antes de pintar, para garantir que a tinta se fixe na lata, não soltando depois com o tempo.
*Que primer vc usa? Eu uso um primer automotivo. Descobri numa loja de tintas para carro. Acreditem, tem muito menos cheiro que o primer de artesanato, rende mais e custa menos.

E.V.A:
*No e.v.a pra ficar um trabalho bem feito nunca risque o molde com a caneta, utilize um palito de dente ou a propria agulha e faça o risco bem leve. Assim você não deixa marcas na peça.
*A cola que eu utilizo no e.v.a é a cola de contato de bisnaga (aquela do sapateiro).
*Como fazer o cabelo da magrela enroladinho? Essa é outra pergunta que recebo bastante. Eu tenho várias maneiras de fazer, vou deixar 2 opções: você corta tiras bem finas do e.v.a, tentando cortar todos da mesma expessura e enrole no palito de churrasco ou cabo do pincel, se o sol estiver MUITO forte, você deixa no sol e o e.v.a enrola num tempo de 20 minutos. Se precisar enrolar mais rápido você coloca o palito na chama do fogo (boca do fogão) que irá enrolar também. Cuidado, mantenha uma distância para não queimar a peça e também se machucar.
* O e.v.a é diferente de tudo na hora de cortar. Quem está acostumado a cortar tecido ou feltro, sofre um pouco para aprender. Na hora de cortar é o e.v.a que gira e não a tesoura, e temos que abrir mais a tesoura na hora de cortar, senão deixa muita marca na peça.
* A tinta que uso para fazer o rostinho das bonecas é a tinta P.V.A. (tinta de parede).
* Nunca uso cola quente no e.v.a, fica um trabalho grosseiro, não aconselho.

Feltro:
*Para o feltro eu gosto da linha de pesponto (a maioria não gosta), mas eu gosto muito.
*Para os moldes de feltro durarem mais, eu recorto eles no e.v.a e mantenho uma cor para cada peça e escrevo os nomes das partes e guardo tudo dentro de um saquinho.
*O feltro me cansa muito na hora de cortar, então se o trabalho for grande eu corto tudo no dia e costuro no outro. Fica muito mais bonito pois descansamos um pouco e não ficamos com pressa na hora de costurar.

Se vc fosse um aviamento, vc seria...

Eu seria um botão. Iria unir um lado ao outro do tecido. rsrs....


Uma pequena lição de vida...

Fazer artesanato me uniu ainda mais com meus filhos, fez eu aprender a ensinar, educar, valorizar o outro. Hoje sei o valor de cada peça que faço e ensino eles sempre a valorizar e apreciar um trabalho feito a mão. No mundo tão globalizado, industrializado, onde compramos tudo pronto, fazer algo feito a mão nos remete a união, a valorizar uma atividade que poucos valorizam.


37 comentários:

Noah disse...

Que idéia maravilhosa a que vocês tiveram. Parabéns! Será um GRANDE E QUERIDO BLOG!
Quiane, adorei tua entrevista com dicas importantes.
Abraço grande

Marilia Baunilha e Patch disse...

Muito original sua ideia. Muito sucesso!

Cidinha disse...

Oi Quiane,

Parabéns a voce por esta iniciativa. Foi mt bem conhecer um pouco mais sobre vc, amei o novo visual do teu blog, com teus lindos filhotes. Sucesso!

Com carinho
Cidinha

Cidinha disse...

Oi Quiane,

Parabéns a voce por esta iniciativa. Foi mt bem conhecer um pouco mais sobre vc, amei o novo visual do teu blog, com teus lindos filhotes. Sucesso!

Com carinho
Cidinha

Vanessa Biali disse...

Parabéns pela ideia!
Muito sucesso para vocês!
Vou acompanhar.
Beijocas,
Vanessa

Laine disse...

Olá!
Lindo seu novo cantinho,adorei!
Beijokas no coração!

Amor Através das Mãos disse...

Quiane e Carine, SUCESSO para o novo projeto!!
Beijos da Amiga Dani...

KATHY disse...

APLAUDO ESTA EXELENTE IDEA, MUY ORIGINAL Y ENTRETENIDA.
PARABÉNS

Luciana F. Damiano disse...

Muito bacana essa idéia!
Parabéns pela iniciativa.
Será bem interessante conferir as entrevistas.

Bjs!!

Naty Young disse...

Oi, Meninas.
Adorei a entrevista.. É mesmo uma iniciativa maravilhosa, que dará muitos frutos gratificantes...

Que seja um sucessooooooo!!!!

Beijinhossss

Eli disse...

Adorei a idéia, estão de parabéns! Precisamos mesmo anunciar e valorizar mais o artesanato. Adorei as dicas, aprendi bastante hoje. Um grande abraço à vocês, Eli

Quiane disse...

oi queridas que bom que gostaram!! hoje passei o dia fora e fiquei com o pensamento aqui...queria saber o que vcs estava achando!!!
que delicia receber esses comentários!!
bjus no coração de cada uma de vcs...
Quiane

Cristina disse...

Olá Quiane, gostei muito da idéia de vcs e de sua entrevista, parabéns p/ as duas e sucesso! bjs

♥ Carine Calé ♥ disse...

Queridas Amigas!!!
Estou muito feliz em saber que vocês apreciam o "Entrevista com Quiane", um espaço para todas nós, aonde iremos compartilhar muita experiência de vida e dicas interessantes!
Muito obrigada por todos os comentários carinhosos que estamos recebendo de vocês, por acompanharem o blog e por divulgarem o banner!!!
Vocês são sempre bem-vindas!!!
Beijos e Abraços,
Carine

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ LINDA FICOU MARAVILHOSA A SUA ENTREVISTA,QUE IDEIA MARAVILHOSA,DESEJO MUITAS FELICIDADES PARA ESTE VOSSO CANTINHO,BEIJOS.

Trico da Zezê disse...

Olá!
Vim conhecer o novo blog e adorei!
Parabéns!

Beijos

Glaucia

Meu Cantinho disse...

Adorei á idéia e vocês duas estão de parabéns pelo blog como eu sei que tem muita gente que se identifica com sua história de vida no artesanato e o intercambio é maravilhoso muito sucesso pra vocês beijos.

Patricia Villeroy disse...

Olá!Meninas
Adorei a idéia de vcs e gostaría de avisa-las que coloquei um link do blog ,lá no meu blog.
Bjs e sucesso

Patrícia Villeroy

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ MINHA TERNURA...

A distancia geográfica não atrapalha uma amizade
O que atrapalha é o coração fechado, magoado
Coração aberto, tempo e distancia não conta.
Não importa a cor ou qualquer outra diferença
O que importa é que você esteja no meu coração
E só sairá quando pedir para eu abrir a porta
A distancia não afasta e sim aproxima
Dá vontade de ver o brilho nos olhos
O sorriso dos lábios
De conhecer os pensamentos
De saber o que você tem feito
De perguntar como vai você?
A distancia não significa esquecimento
Mas sim um ate breve, ate qualquer momento
A distancia me ensina a perceber que as amizades
Brotam nos lugares que menos esperamos
Ou imaginamos
A distancia também nos faz conhecer pessoas maravilhosas
Assim como você.

DESEJO UM BOM FIM DE SEMANA...
BEIJOS COM CARINHO!!!

Alice disse...

Linda a entrevista, me identifico muito com essas histórias de artesãs que se valorizam e respeitam seus clientes e leitores.
Beijão e sucesso!

Fasoarte Artesanatos disse...

Olá amigas, tem selinho pra vcs no meu blog, é só pegar lá ok...
Bom feriado!!
Bjs!!
Elaine Fasoli

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ Minha Amiga!!!


Você, que é minha amiga,
Você, que sempre me socorre quando preciso,
Você, que fala de assuntos interessantes...
Às vezes, coisas banais,
que para mim são tão importantes!
Você, que às vezes tão longe,
sinto tão perto em meu coração...
Você, minha amiga,
cujos olhos não vejo,
cuja alma sinto,
está sempre próxima,
bem mais perto do que a própria tela,
está mais próxima do que imagina...
Você, minha amiga,
que invadiu minha vida,
me fez gostar-te muito,
que não veio apenas através de um cabo telefônico,
mas veio do vento,
vento que nos leva para o encontro
das nossas alegrias...
Para a proximidade dos nossos sonhos.
Você, minha amiga,
que é muito mais que um encontro virtual,
é a realidade dos meus dias!
A você, minha amiga,
gostaria de fazer alguns pedidos:
Que você sempre permaneça em minha vida,
em meu coração.
Que seja minha eterna amiga;
além da tela,
além do tempo,
aqui dentro do meu coração...
DESEJO UMA SEMANA MARAVILHOSA...
BEIJOS COM CARINHO!!!

arte de todo tipo disse...

Parabéns!!! Sucesso!!!

bjsssss

Bê :D

Quiane disse...

estou amando os comentários!!
meu muito obrigada a todas que por aqui passam!
bjus para ada uma
quiane

Amanda Fonseca disse...

Quiane, muito boa a idéia do novo blog! Já estou participando e estou na torcida pra chegar a minha vez de ser "entrevistada" por você!
Um beijo grande e fica com Deus.
Amanda Fonseca
pingosegotas.blogspot.com

Diana Evans disse...

Wonderful interview!!! I am happy you popped by my blog!!! nice to meet you...

Raquel disse...

Oiii...vim aqui conhecer o seu bloguinho tbm :D

Adoro artesanato...acho mto massa quem tem esse talento...
Adorei o seu cantinho....e seu e da sua miga ne??

bjuu

Allan disse...

Quiane você pode me informar onde encontro para comprar tiara de plastico para encapar?

Grato.

Lilian
acessorios_james@yahoo.com.br

Cantinho da Si disse...

Quiane, parabéns adorei sua entrevista. Olha vc disse muitas coisas que me emocionaram muito e me fez lembrar da minha mãe, ela e costureira e me lembro das vezes que ficava horas a fio com ela. Bem mas não vamos falaram da minha mãe e sim de vc, parabéns pelo trabalho que é lindo e estou aprendendo com vc a ter mais paciência com os meus filhos, pois sou muito agitada.
Vc é nota 10!!!
Bjs Simoneide

Anonymous disse...

quiane linda a sua entrevista
parabéns pelo aniversário também, adoro seu blog e a maneira como escreve
bjokas
lucimara

raquel disse...

A Quiane é uma lindona!! ADORO!!!
beijos!!

Josinete Beatriz disse...

'Quiane, sou fã dos seus trabalhos! eles me dão muitas inspirações. Que Deus te abençoe e te faça sempre esta pessoa generosa! Obrigada pelas informaçoes que voce me envia. Bjus. Josinete

Keila disse...

Parabéns Quiane! Ótimas dicas principalmente pra mim que estou começando...
Vou passar por aqui sempre!
Sucesso sempre!
Beijinho
Keila

http://wwwcantinhodakekeik.blogspot.com/

http://lucianejus.blogspot.com disse...

Parabens.Uma ideia genial.Dá para aprender muitas coisas com as dicas que surgem nessas entrevistas.Uma mao lava a outra ne?
Todo mundo vai sair ganhando
Beijos a todos

Almata Química disse...

Parabéns, blog muito bom!
Muitas dicas!
Sucesso!

http://almataquimica.blogspot.com

Maria Rosa disse...

oi quiane estou aqui também adorei o blog de entravistas aprendi bastante aqui
obrigado!!!!
parabéns e mais e mais sucesso

LETY disse...

Quiane, conheci seu Blog fazendo arte com Quiane a uma semana, já tive umas idéias maravilhosas pra criar. eu não sou artesã, mas adoro fazer trabalhos manuais, quadros em ponto cruz, bijou, agora descobri o mundo maravilhoso do E.V.A , fiz uma fofuxa linda seguindo seu pap, fiz alterações e fiz uma que ficou a minha cara. Obrigado pelas dicas, seu blog é Fantástico.Queria poder postara foto da minha primeira fofuxa pra vc ver como ficou...bjus